domingo, abril 01, 2018

IMAGINÁRiO #485

José de Matos-Cruz | 01 Outubro 2014 | Edição Kafre | Ano XI – Semanal – Fundado em 2004
 
PRONTUÁRiO

EXCEPÇÕES
Por um destino insólito, mas que tem antecedentes sociopolíticos, pouco há disponível em edição portuguesa de banda desenhada por autores espanhóis. Tal reflecte, afinal, implicações da história recente, com significativo reflexo cultural - lembre-se, por exemplo, a bizarra situação no âmbito cinematográfico, em que os filmes de Luís Berlanga ou Carlos Saura, anos atrás, chegavam até nós, através da distribuição francesa. É certo, mas chegavam! Este paradoxo ibérico - de lamentável reciprocidade, e que coloca uma relação entre-fronteiras pelo remetente além-Pirinéus - tem escassas roturas em quadradinhos, como é exemplar O Artefacto Perverso (1996) - já um clássico em obras monográficas, com a assinatura de Felipe Hernández Cava (argumento) & Federico del Barrio (ilustração). Na vivência familiar dum artista madrileno de bd, em finais dos anos ’40, marcada pelas expectativas de carreira e pelos compromissos do passado, paira uma acção exemplar de fidelidades, memórias, repressão e traições, sob um expressivo / perturbante grafismo a preto-e-branco…

CALENDÁRiO

19SET2013 - Outsider Filmes estreia Insensíveis / Insensibles / Painless de Juan Carlos Medina; produção de Fado Filmes, com Irene Montalà e Derek de Lint.

25AGO1923-22SET2003 - Álvaro Mutis Jaramillo, aliás Álvaro Mutis: Ficcionista, poeta e ensaísta colombiano, distinguido com o Prémio Cervantes (2001) - «Que te acoja la muerte / con todos tus sueños intactos. / Al retorno de una furiosa adolescencia, / al comienzo de las vacaciones que nunca te dieron, / te distinguirá la muerte con su primer aviso. / Te abrirá los ojos a sus grandes aguas, / te iniciará en su constante brisa de otro mundo. / La muerte se confundirá con tus sueños / y en ellos reconocerá los signos / que antaño fuera dejando, / como un cazador que a su regreso / reconoce sus marcas en la brecha.» (Ámen).

02OUT2013 - Em Évora, Galeria da Casa de Burgos expõe Mes Dessins [1909] - Rainha D. Amélia (1865-1951). IMAG.14-40-41-42-120-204-224-429

04OUT2013-12JAN2014 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe Picasso Gráfico; sobre Pablo Picasso (1881-1973).  
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MEMÓRiA

1606-01OUT1684 - Pierre Corneille: Dramaturgo francês - «É possível doar muito sem criar obrigações: / a maneira de dar vale muito mais do que o donativo».

02OUT1904-1991 - Henry Graham Greene, aliás Graham Greene: Escritor inglês - «A política, a guerra, o casamento, o crime, o adultério. Tudo o que existe no mundo tem algo a ver com dinheiro». IMAG.10-160-180-387-388

1935-02OUT2004 - José Manuel Bastos Fialho Gouveia, aliás Fialho Gouveia: Profissional da rádio, apresentador da televisão, co-autor do programa Zip-Zip (1969) - «Não havia melhor pessoa do que ele, amigo, honesto e sincero» (Octávio de Matos). IMAG.14

04OUT1934-2009 - João Rodrigues Vieira, aliás João Vieira: Escritor, professor, artista plástico, cenógrafo teatral - «O carácter fundador da escrita torna-se assim a matéria-prima da pintura, valendo pela sua forma e não pelo seu uso tradicional, que é o de ser portador de conteúdos» (Ana Filipa Ramos). IMAG. 210-267-312

02AGO1834-05OUT1904 - Frédéric-Auguste Bartholdi: Escultor francês, criador da Estátua da Liberdade, oferecida pela França aos Estados Unidos e situada à entrada do porto de Nova Iorque - «A América é uma mulher adorável, mascando tabaco». 
 
1930-08OUT2004 - Jacques Derrida: Filósofo francês - «Há muito tempo, tanto tempo, eu temia ter que dizer Adeus a Emmanuel Lévinas. Sabia que minha voz tremeria no momento de o fazer, e principalmente de o fazer em voz alta, aqui, perante e tão perto dele, pronunciando a palavra adeus, a palavra a-Deus, que, de certa forma, lhe devo, essa palavra que ele me terá ensinado a pensar ou a pronunciar de outro modo» (Adeus a Emmanuel Lévinas). IMAG.14-282

VISTORiA

O Homem Que Roubou a Torre Eiffel

Não foi tanto o roubo da Torre Eiffel que me criou dificuldades, mas sim colocá-la de volta antes que alguém notasse. Devo afirmar, sem falsa modéstia, que o plano foi muito bem arquitectado. Vocês podem imaginar o que me custou - uma frota de camiões enormes para carregar a torre até um daqueles campos planos e desertos que se vêem a caminho de Chantilly. Lá a torre podia facilmente ser colocada na horizontal. Durante a viagem, em uma manhã nevoenta de Outono, havia bem pouco tráfego, e o pouco que havia era insignificante. Ninguém que tentou ultrapassar os meus cento e dois camiões de seis rodas notou que eles eram unidos entre si pela torre, como as contas de um colar: Os carros particulares chegavam a fazer menção de ultrapassar, mas quando os motoristas dos Fiat e Renault viam aquela fila de caminhões à frente, desistiam e conformavam-se em seguir a procissão. Por outro lado, os carros que vinham em sentido contrário tinham a estrada toda para eles: os meus camiões transformaram o trajecto Chantilly-Paris em uma longa estrada de mão única. Os carros passavam a toda velocidade e nem tinham tempo de notar que a torre estava apoiada sobre cada caminhão da corrente, como numa espécie de berço de centenas de metros de comprimento.
Tenho muito carinho pela torre, e fiquei feliz em vê-la, depois de tantos anos de guerra, nevoeiro, chuva e radar, em repouso. No primeiro dia da mudança caminhei ao seu redor, de vez em quando tocando num dos suportes: o quarto andar parecia um pouco desconfortável no pedaço que passava por cima de um afluente manso e lamacento do Sena; então, coloquei-o mais à vontade. Depois, voltei para sua sede original - ainda temia que alguém notasse. Os grandes blocos de cimento estavam lá, sem nada em cima. Lembravam tanto túmulos, que alguém já havia deixado um maço de flores para os heróis da Resistência. Um táxi parou trazendo os últimos turistas da estação antes de, como andorinhas, rumassem para Oeste com a chegada do Inverno.
Graham Greene
- A Última Palavra (1990, excerto)

Cada Poema

Cada poema un pájaro que huye
del sitio señalado por la plaga.
Cada poema un traje de la muerte
por las calles y plazas inundadas
en la cera letal de los vencidos.
Cada poema un paso hacia la muerte,
una falsa moneda de rescate,
un tiro al blanco en medio de la
noche
horadando los puentes sobre el río,
cuyas dormidas aguas viajan
de la vieja ciudad hacia los campos
donde el día prepara sus hogueras.
Cada poema un tacto yerto
del que yace en la losa de las clínicas,
un ávido anzuelo que recorre
el limo blando de las sepulturas.
Cada poema un lento naufragio del deseo,
un crujir de los mátiles y jarcias
que sostienen el peso de la vida.
Cada poema un estruendo de lienzos que derrumban
sobre el rugir helado de las aguas
el albo aparejo del velamen.
Cada poema invadiendo y desgarrando
la amarga telaraña del hastío.
Cada poema nace de un ciego centinela
que grita al hondo hueco de la noche
el santo y seña de su desventura.
Agua de sueño, fuente de ceniza,
piedra porosa de los mataderos,
madera en sombra de las siemprevivas,
metal que dobla por los condenados,
aceite funeral de doble filo,
cotidiano sudario del poeta,
cada poema esparce sobre el mundo
el agrio cereal de la agonía.
Álvaro Mutis

BREVIÁRiO

Universal edita em CD, sob chancela Decca, Benjamin Britten [1913-1976] - The Masterpieces. IMAG.71-298-443-473-481

Esfera dos Livros edita História da Inquisição Portuguesa 1536-1821 de Giuseppe Marcocci e José Pedro Paiva.  
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Sony Music Classical edita em CD, Miles Davis [1926-1991] Quintet: Live In Europe 1969 - The Bootleg Series Vol. 2 por Miles Davis Quintet.  
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Assírio & Alvim edita Ostinato Rigore de Eugénio de Andrade (1923-2005). IMAG.33-45-150-248-303-326-389-423-432-460

ANUÁRiO

1863-1864 - Neste ano económico, a Alfândega Grande de Lisboa rendeu 215:008$131 réis; a Alfândega do Porto rendeu 195:911$668 réis.

ANTIQUÁRiO

04OUT1804 - Ao regressar a Espanha, vindo da América do Sul, com uma pequena frota, o navio Nuestra Señora de las Mercedes é interceptado junto ao Cabo de Santa Maria, no Algarve, por uma esquadra inglesa liderada por Graham Moore, que exige uma mudança de rota, em direcção ao Reino Unido. José Bustamante y Guerra recusa cumprir a ordem, atacando. O Nuestra Señora de las Mercedes, que leva enormes quantidades de ouro, prata e jóias, afunda-se, e morrem cerca de duzentos e cinquenta tripulantes.

EXTRAORDINÁRiO

OS HUMANIMAIS - Folhetim Aperiódico

CARTA NA MÃO DOBRA O ENGUIÇO - 7

Para sintetizar pois, num estilo de registo em periódico, sem a carência de dar um quinau, tudo se passou como se segue: Salomão Emérito foi de lá para a Boa Hora, e dali para o Palácio do Conde de Andeiro. Não tardou muito, porém, andava outra vez a seduzir serviçais que, a pretexto de exercer o seu mister de higiene nas cozinhas, lhe facultassem depois exceder uma limpeza completa nas residências contempladas.
Continua
 

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