quinta-feira, fevereiro 22, 2018

IMAGINÁRiO #463

José de Matos-Cruz | 16 Abril 2014 | Edição Kafre | Ano XI – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

ANIMAÇÕES
O Submarino Amarelo / Yellow Submarine (1968) é uma animação psicadélica, realizada por George Dunning e inspirada pela canção de John Lennon & Paul McCartney. No reino de Pepperland, os cidadãos deliciam-se com a Sergeant Pepper’s Lonely Hearts Club Band, quando são atacados pelos Blue Meanies, para acabarem com a sua música e felicidade. Os invasores congelam os cidadãos e convertem tudo em cinzento e azul, mas o chefe da banda, Old Fred escapa num submarino amarelo, emergindo nas ruas de Liverpool. Então, é socorrido por Ringo (Starr), John, Paul e George (Harrison)… Eis um universo visionário, delirante, colorido, onírico, irracional, fantástico, sob o signo da aventura surreal - em que se contrastam a banda desenhada, o elã melódico, a expressão pictórica. Assim se cruzam art nouveau e pop art, Salvador Dali e Lewis Carrol, Mandrake e Mickey Mouse, Marilyn Monroe e King Kong, John Ford e Roy Lichtenstein. Guerra e paz, liberdade e tirania, caos e harmonia - estilizando The Beatles no País das Maravilhas. Concebido como um espectáculo para crianças, logo este filme surpreendente e mágico se converteu num clássico intemporal, para todas as idades, fascinando gerações.

CALENDÁRiO

1921-ABR2013 - Edna Mae Durbin, aliás Deanna Durbin: Cantora canadense e actriz de Hollywood - «Nunca fui feliz a fazer filmes» (1958).

09MAI2013 - Clap Filmes estreia Photo de Carlos Saboga; com Ana Padrão e Johan Leysen.

09MAI2013 - Costa do Castelo estreia Além de Ti de João Marco; com Adelaide FonsecaJoão Machado.

09MAI2013 - Universia estreia Beat Girl de Martín de Barra; com Louise Dylan e Craig Daniel Adams.

10MAI-07JUL2013 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe Pintura e Desenho de José Luís Tinoco.

11MAI-15JUN2013 - Câmara Municipal de Cascais apresenta, com Fundação D. Luís I, a 5ª Edição do Concurso / Exposição Internacional de Escultura - ArteMar Estoril 2013.

16MAI2013 - ZON Audiovisuais estreia A República di Mininus de Flora Gomes; com Danny Glover e Bruno Mauro.

16MAI2013 - Nuno Júdice é distinguido com o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana, atribuído por convénio entre o Património Nacional Espanhol e a Universidade de Salamanca. IMAG.132-310-421

18MAI-18JUN2013 - Na Torre / Paço do Castelo de Evoramonte, DRC Alentejo e Fundação Obras expõem Jardim Secreto de Ingrid Simons.

VISTORiA

Versos Inscritos Numa Taça Feita de um Crânio

Não, não te assustes: não fugiu o meu espírito;
Vê em mim um crânio, o único que existe
Do qual, muito ao contrário de uma fronte viva,
Tudo aquilo que flui jamais é triste.

Vivi, amei, bebi, tal como tu; morri;
Que renuncie a terra aos meus ossos;
Enche! Não podes injuriar-me; tem o verme
Lábios mais repugnantes que os teus olhos.

Onde outrora brilhou, talvez, minha razão,
Para ajudar os outros brilhe agora eu;
Substituto haverá mais nobre que o vinho
Se o nosso cérebro já se perdeu?

Bebe enquanto puderes; quando tu e os teus
Já tiverdes partido, uma outra gente
Possa te redimir da terra que abraçar-te,
E festeje com o morto e a própria rima tente.

E por que não? Se as fontes geram tal tristeza
Através da existência – curto dia –,
Redimidas dos vermes e da argila
Ao menos possam ter alguma serventia.
Lord Byron
(Tradução de Castro Alves)

MEMÓRiA

16ABR1844-12OUT1924 - Jacques Anatole François Thibault, aliás Anatole France: Escritor francês - «Em matéria de propriedade, o direito do primeiro ocupante é incerto e pouco seguro. O direito de conquista, pelo contrário, assenta em fundamentos sólidos. Ele é respeitável, porque é o único que se faz respeitar». IMAG.307

16ABR1934-2012 - Victor Arriagada Ríos, aliás Vicar: Autor chileno de banda desenhada, ilustrador de Pato Donald / Donald Duck no mercado europeu - «O seu hábil talento combinava estilo e humor» (Pepe Antartico). IMAG.391

18ABR1944-2010 - Carlos Pinto Coelho: Jornalista, fotógrafo, apresentador de Acontece (RTP2 - 1994-2003) - «Sou um homem sem pátria, sem terra, sem raiz… Quando não triunfo, fico muito zangado». IMAG.335

1895-18ABR1974 - Marcel Pagnol: Cineasta e dramaturgo francês, membro da Academia Francesa - «A razão pela qual algumas pessoas acham tão difícil serem felizes, é porque estão sempre a julgar o passado melhor do que foi, o presente pior do que é e o futuro melhor do que será».

1788-19ABR1824 - George Gordon Byron, aliás Lord Byron: Poeta britânico - «Sabemos tão pouco do que estamos a fazer / neste mundo, que eu me pergunto a mim próprio se a própria dúvida não está em dúvida». IMAG.79-163

1910-21ABR1984 - Manuel Mujica Lainez: Escritor e jornalista argentino - «Recordo agora em que outra expressão desencantada a sua me faz pensar, em que outros olhos observei o mesmo modo de ver, mas não é a mesma coisa, é algo diferente e até oposto, embora deva referi-lo e descrevê-lo, pois não poderia levar tal comigo para além da morte. Parecia pueril, insignificante, mas não era. Se repararmos bem, perceberemos que não era. Tinha um tipo de crueldade irreflexiva, maquinal, uma crueldade predisposta a ser cruel» (A Casa - excerto). IMAG.219-290

NOTICIÁRiO

O Último Companheiro de Byron

Morreu o último companheiro sobrevivente de Lord Byron. Chamava-se Jean Capsu e acompanhara Byron durante o cerco de Missoloughi. Tinha 98 anos.
14ABR1890 - Diário de Notícias
 
COROLÁRiO

Com mais de trinta anos na escrita de argumentos, para o cinema português, Carlos Saboga estreia-se na realização, aos setenta e seis, com Photo, sendo também autor da história.
Photo transita entre Portugal e França, entre o passado e o presente. Em causa, um conjunto de fotografias enigmáticas, que Elisa descobre após a morte da mãe, a autora das imagens, e nas quais estão retratados três homens, durante os anos 1960 e 1970.
As interrogações sobre a identidade daqueles indivíduos - e sobre possível ligação parternal a um deles - conduzirão Elisa a Portugal, onde descobrirá, ainda, implicações de um antigo agente da PIDE.
Photo tem alguns pontos de contacto com o percurso de Saboga, e com a sensação de não pertença a um país. Nascido na Figueira da Foz, partiu para o exílio nos anos 1960, vivendo actualmente em Paris. Apesar da dupla nacionalidade, e dos regressos regulares a Portugal, muitas vezes sente-se um estrangeiro, num país ou no outro.
Da biografia de Carlos Saboga, consta ainda que trabalhou como tradutor, jornalista, crítico de cinema, que foi «seleccionado aqui e ali em diversos concursos e festivais de vária monta. Raramente recompensado. Sem diplomas».
Carlos Saboga reconhece que o argumentista tem um «trabalho muito anónimo», que é raramente citado pela crítica, e que tem de lidar com um certo desfasamento entre aquilo que escreve e o que acaba por ser dito pelos actores, e que resulta num filme.

BREVIÁRiO

EMI edita em DVD, O Submarino Amarelo / Yellow Submarine (1968) de George Dunning; com The Beatles. IMAG.70

Assírio & Alvim re-edita Rumor Banco de Almeida Faria.

Universal edita em CD, Maria João Pires / Carlos do Carmo. IMAG.106-166-314-411-434-449

Ulysseia edita Peito Grande, Ancas Largas de Mo Yan; tradução de João Martins. IMAG.431

Universal em CD, Grrr! por Rolling Stones. IMAG.54-118-206-309-313-384

EXTRAORDINÁRiO

OS SOBRENATURAIS - Folhetim Aperiódico

COMO GUARDAR O CORAÇÃO NA CAIXINHA DAS ESMOLAS - 10

Com um tal impacto, que nunca mais saía. Como se estivesse emaranhado às trevas. Pelo menos, assim parecia a Benedita, que ficara expectante na cozinha. Cada vez mais instável. À coca de qualquer ruído, e mirando consumida as labaredas.
Continua
 

Sem comentários:

Enviar um comentário