quarta-feira, novembro 08, 2017

IMAGINÁRiO #398

José de Matos-Cruz | 08 Dezembro 2012 | Edição Kafre | Ano IX – Semanal – Fundado em 2004


PRONTUÁRiO

FATALIDADE
Em meados dos anos ’80, no século passado, a indústria do cinema brasileiro virtualizava-se ao mercado internacional, ampliando abstractamente os modelos de Hollywood. Logo, com O Beijo da Mulher Aranha (1985) - que levou a sua principal actriz, Sônia Braga, ao topo do estrelato como símbolo sexual. Trata-se de uma produção rodada nos Estúdios Vera Cruz e em distintos locais de São Paulo, originalmente em inglês - sobre argumento do americano Leonard Schrader, a partir de obra literária do argentino Manuel Puig, tendo como realizador o seu conterrâneo Hector Babenco, radicado no Brasil desde 1970…
No isolamento duma cela, em penitenciária da América Latina, dois homens envolvem-se num jogo de suspeitas, revelação e solidariedade, cúmplices num relato mítico, de fantasia e evasão. Um homossexual e um activista, cuja insólita relação culminará em pacto de traição e morte - suscitando notáveis interpretações de William Hurt e Raul Julia. Através de um universo concentracionário, entre violência latente ou aviltante humilhação, o próprio cinema se resgata - como apelo simbólico, universalista, de magia e liberdade.

CALENDÁRiO

03FEV-09MAR2012 - Universidade de Lisboa expõe, no Átrio da Reitoria, Deambulações - Diálogos Fotográficos Com Orlando Ribeiro (1911-1997), estando representados: Orlando Ribeiro, Albano Silva Pereira, Alfredo Cunha, Ana Janeiro, Augusto Cabrita, Carla Cabanas, Carlos Alberto Medeiros, Catarina Campino,  Duarte Amaral Netto, Duarte Belo, Eduardo Gageiro, Fernando Lemos, Gérard Castello-Lopes, Inês Gonçalves,   Isabel Brison, João Mariano, João Pedro Costa, João Pedro Vale, Jorge Barros,  Jorge Gaspar, Jorge Guerra, José Manuel Simões, Luís Campos, Mário Neves, Nuno Calvet, Nuno Cera, Paulo Catrica, Paulo Mendes, Raquel Soeiro de Brito e Suzanne Daveau. IMAG.45-143

1917-19FEV2012 - Igrejas Caeiro: Actor português de teatro e cinema, encenador e radialista, fundador do Teatro Maria Matos e responsável pelos Os Companheiros da Alegria (1951) - «Um homem sempre atento, solidário e com uma acção muito activa… Uma vida que se expandiu pelo teatro, pelo cinema, pela televisão, pela música: foi um homem que levou ao palco muita gente em todo o país» (José Jorge Letria). IMAG.318

BREVIÁRiO

Estévez Seven edita em DVD, O Beijo da Mulher Aranha / Kiss of the Spider Woman (1985) de Hector Babenco; com William Hurt, Raul Julia e Sônia Braga.

VISTORiA

O Poeta


Ninguém contempla as coisas admirado.
Dir-se-á que tudo é simples e vulgar...
E se olho a terra, a flor, o céu doirado,
Que infinda comoção me faz sonhar!

É tudo para mim extraordinário!
Uma pedra é fantástica! Alto monte,
Terra viva a sangrar, como um Calvário
E branco espectro, ao luar, a minha fonte!

É tudo luz e voz, tudo me fala:
Ouço lamúrias de almas no arvoredo
Quando a tarde tão lívida se cala
Porque adivinha a noite e lhe tem medo!

Não posso abrir os olhos sem abrir
Meu coração à dor e à alegria.
Cada coisa nos sabe transmitir
Uma estranha e quimérica harmonia!

É bem certo quer tu, meu coração,
Participas de toda a Natureza.
Tens montanhas na tua solidão
E crepúsculos negros de tristeza!

As coisas que me cercam silenciosas
São almas a chorar que me procuram.
Quantas vagas palavras misteriosas
Neste ar que aspiro, trémulas, murmuram!

Vozes de encanto vêm aos meus ouvidos,
Beijam meus olhos sombras de mistério.
Sinto que perco, às vezes, os sentidos
E que vou a flutuar num rio aéreo…
Teixeira de Pascoaes

MEMÓRiA

16AGO1892-25JUL1982 - Harold Rudolph Foster, alias Hal Foster: Autor canadense-americano de banda desenhada, ilustrador de Tarzan (1929) e criador de Príncipe Valente / Prince Valiant (1937) - «A maior contribuição para a literatura inglesa, nos últimos cem anos» (Edward, Duque de Windsor). IMAG.1-37-41-118-140-149-239-297

08DEZ1832-1910 - Bjornstjerne Bjornson: Poeta, novelista e dramaturgo norueguês, Prémio Nobel da Literatura em 1903 - «Na política, a verdade deve esperar o momento em que todos dela necessitem».

09DEZ1842-1921 - Piotr Kropotkine: Escritor e geógrafo russo - «As liberdades não se concedem, conquistam-se» (Palavras de Um Revoltado). IMAG.310

10DEZ1822-1890 - César Auguste Jean Guillaume Hubert Franck, aliás César Franck: Compositor e organista belga, autor de Symphonie En Ré Mineur - «Ousei muito, mas, para a próxima vez, como vereis, ousarei ainda mais». IMAG.367

1877-14DEZ1952 - Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos, aliás Teixeira de Pascoaes: Escritor português - «Sou fraga da montanha, névoa astral, / Quimérica figura matinal, / Imagem de alma em terra modelada. / Sou o homem de si mesmo fugitivo; / Fantasma a delirar, mistério vivo, / A loucura de Deus, o sonho e o nada». IMAG.153

ANUÁRiO

1908-1992 - Francisco Caldeira Cabral: Pioneiro em Portugal da Arquitectura Paisagista - «É tempo de afirmar que se a cidade é indispensável à organização da sociedade e ao progresso da humanidade, se a indústria muito tem contribuído para facilitar a vida e lhe dar conforto, é da paisagem rural que depende a sobrevivência da humanidade, porque é ela com o mar, a única fonte de alimentos, a única fonte de água potável, e o último suporte de actividade biológica autónoma e equilibrada, indispensável à continuação da vida na terra. Por isso a actividade da Sociedade Rural é a única que continua a ser obrigatória, sendo todas as outras facultativas, quer a sociedade urbana-industrial se aperceba ou não desse facto».

INVENTÁRiO

Os Companheiros da Alegria

[Em Maio de 1951] Contactei o RCP [Rádio Clube Português] para comprar espaço para uma emissão diária a partir das 22 horas. Programei tudo para um mês, dado que tinha pensado o concurso À Procura de Uma Estrela, seleccionando um concorrente em cada etapa [da Volta a Portugal em Bicicleta], que estaria na final em Vila do Conde, com o prémio de oito dias de estada, naquela localidade, com tudo pago.
Verifiquei ser mais vantajoso, em vez de alugar transporte, comprar um pequeno autocarro, que foi encomendado à Renault, pensando que terminada a tournée facilmente o venderia.
Contactei dois excelentes técnicos, o Álvaro Espírito Santo e o Ribas. E reuni um elenco muito popular de bons artistas e organizei um conjunto musical. Eu próprio com a Irene [Velez] fomos a França para trazer o autocarro e ter a certeza de que estaria pronto para 11 de Agosto de 1951.
A Volta começou no Porto onde fizemos a estreia de Os Companheiros da Alegria, no Cinema Carlos Alberto. Recorda-se que foi nesta Volta que o Alves Barbosa teve o seu primeiro triunfo. Os artistas fundadores foram Belita, Guilherme Kjölner, Luiz Horta, Luiz Piçarra, que veio propositadamente de Paris, Maria Amélia Marques, Maria Odete Coutinho, Maria de Lurdes Resende, Maria Pereira, Mimi Gaspar e um quinteto constituído pelo professor Arnaldo Silvério, Francisco Carvalhinho, João Aleixo, Luiz Vilar e o professor Martinho da Assunção.
A música e os versos de apresentação d'Os Companheiros da Alegria ainda hoje são lembrados e muita gente me saúda repetindo: «Uma nota de quinhentos não se pode deitar fora».
Alguns nomes de colaboradores literários: Manuela de Azevedo, Olavo D’Eça Leal, Mário Castrim, Manuel Mendes, Francisco Mata, Ferro Rodrigues, Santos Fernando, Nelson de Barros, Aníbal Nazaré, Artur Varatojo, Mário Domingues, Vasco Lemos Mourisca.
Os Companheiros da Alegria terminam com a inauguração do Teatro Maria Matos, em Novembro de 1969.
Pode dizer-se que Os Companheiros da Alegria passaram a ter tanto ou mais interesse que a Volta a Portugal.
Igrejas Caeiro
Telefonia - Matos Maia

EXTRAORDINÁRiO

OS ALTERNATIVOS - Folhetim Aperiódico

QUANDO A NOITE ESTÁ PARADA VÃO-SE OS VENTOS DE MUDANÇA - 4

Silvina ateve-se, meditativa. Ali estava um mancebo simpático, esbelto, a quem gostaria de ter por companheiro, em maviosas conversas para sempre.
Porém, como lhe exprimiria Silvina o seu entusiasmo, sem se revelar demasiado frívola ou expectante? «Ah, os homens!»
Atendendo às circunstâncias, a moça saiu-se assim:
- Pois… Há uns com quem partilharíamos, afoitas, o trilho da vida. Mas, há outros com quem estamos sempre a medo que nos trilhem a alma!
Continua

Sem comentários:

Enviar um comentário