sexta-feira, setembro 22, 2017

IMAGINÁRiO #374

José de Matos-Cruz | 08 Junho 2012 | Edição Kafre | Ano IX – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

NATUREZA
Existindo apenas na Península Ibérica, o lince ibérico corre perigo de extinção. Sendo nossa responsabilidade não deixar que desapareça, interessa saber o que aconteceu, para chegarmos a esta situação… Eis o objectivo de O Lince Ibérico - A Sua História Em Portugal - álbum de banda desenhada por Bruno Pinto (argumento) e José Garcês (ilustração), com edição do Projecto Life Habitat Lince Abutre, cuja intervenção se verifica nas regiões de Moura, Mourão e Barrancos, do Vale do Guadiana e da Serra do Caldeirão, numa expectativa de promoção e conservação animal e natural. O enquadramento memorial e a exposição didáctica convergem numa narrativa aliciante, de peripécias e sucessos, de pontuais desaires e iniciativas actuais, coordenadas e tendentes à protecção do lince ibérico como implicação individual e colectiva, tendo em vista as futuras gerações. Autor da ideia original, mestre José Garcês virtualiza com o seu estilo gráfico o envolvimento estruturado pelo biólogo Bruno Pinto, sagrando em quadradinhos um precioso testemunho científico e de entretenimento.
IMAG.24-70-78-117-129-149-226-251-256-258-265-361

CALENDÁRiO

1945-09SET2011 - Daniel Hulet: Ilustrador e argumentista belga de banda desenhada, autor de Pharaon (1980 - com André-Paul Duchateau).

1923-10SET2011 - Cliff Robertson: Actor americano de teatro e cinema, galardoado com o Oscar como intérprete de Charly (1968) - «O ano em que somos distinguidos pela Academia de Hollywood, corre rápido… Doze meses depois, já ninguém se lembra de nós».

1933-12SET2011 - Pedro Vieira de Almeida: Arquitecto português, professor e investigador - «Um dos mais notáveis arquitectos da sua geração, defendeu o património de Lisboa, classificando a Avenida da Liberdade, formulando recomendações que nem sempre foram cumpridas… Também se distinguiu pelo empenho em grandes causas culturais e cívicas» (António Valdemar).

24FEV1922-13SET2011 - Richard Hamilton: Artista plástico britânico, precursor da Pop Art nos EUA, professor do Royal College of Art, concebeu capas como The Beatles - White Album (1968), sendo distinguido com o Talens Prize International (1970) - «Um dos mais influentes e distintos artistas do pós-guerra» (Nicholas Serota).

15SET-13OUT2011 - Em Lisboa, Museu da Água expõe Imagens de Amor - Escultura de Elena Surdu Stänescu, Pintura de Georgeta Grabovschi (Roménia).

22-23SET2011 - Em Lisboa, no Instituto Francês em Portugal, decorrem as 1ªs Conferências de Banda Desenhada em Portugal, com organização do Laboratório de Estudos de Banda Desenhada/LEBD.

25SET-13NOV2011 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe Pintura Interrogada de Luis Gordillo.

28SET-23OUT2011 - No Centro Cultural Malaposta, em Odivelas, decorre a 6ª Festa de Teatro Amador da Malaposta.

ANUÁRiO

1507-1582 - Fernão de Oliveira: Frade dominicano, humanista, piloto marítimo, construtor bélico-naval, diplomata, renascentista, escritor e filólogo, autor de Grammatica da Lingoagem Portuguesa (1536) - «Deo gratias. Todas coisas têm seu tempo e os ociosos o perdem».

1713-1792 - Luiz Antonio Verney: Teólogo, professor, filósofo e escritor português, mentor do Iluminismo e insigne estrangeirado - «Para ser sublime o estilo, basta que eu vista um pensamento e o orne com figuras próprias, ainda que o pensamento nada tenha de sublime. Pelo contrário, chamamos simplesmente sublime (com os retóricos) àquela beleza e galantaria de um pensamento que agrada e eleva o leitor, ainda que seja proferida com as mais simples palavras».

ANTIQUÁRiO

13JUN1932 - É registada a marca Pasta Medicinal Couto, correspondendo a uma empresa fundada por Alberto Ferreira Couto, e cujo produto dentrífico provém de uma fórmula secreta incluindo treze matérias-primas, entre as quais o cálcio, o eugenol, a hortelã-pimenta, o mentol e o cloreto de potássio.

15JUN1922 - Em Lisboa, junto à Avenida da Liberdade, em espaço idealizado pelo jornalista, escritor e empresário teatral Luís Galhardo, é inaugurado o Avenida Parque, nos jardins do palacete construído por Adolf Mayer e onde, em 1918-1920, havia existido um clube de jogo. Funcionando inicialmente como recinto de diversões, converter-se-ia num local de espectáculos, conhecido como Parque Mayer. IMAG.41-48-82-138-204-268

VISTORiA

Batalha de Ourique e Elementos Simbólicos das Armas Portuguesas Por D. Afonso I

A pintura daquela vitória são cinco escudos de cinco reis mouros que ele ali venceu. E porque os venceu com ajuda de Jesus Cristo crucificado, que lhe a ele apareceu, mandou pintar aqueles cinco escudos sobre uma cruz azul, a qual dizem que era a insígnia antiga deste reino. Mandou mais pintar em cada um daqueles escudos cinco pontos que fazem número de vinte e cinco, e com os cinco escudos fazem trinta. Estes números quis ele que significassem os cinco escudos as cinco chagas principais de Jesus Cristo, e o número de trinta significasse os trinta dinheiros por que ele foi vendido...
São estas armas fundadas sobre a cruz de Cristo e mistérios da nossa redenção e são as melhor fundadas e mais seguras e honradas que podem ser outras. Estas duram em Portugal até agora.
Fernão de Oliveira
- História de Portugal (1580 - excertos)

Ao estilo sublime contrapomos o estilo simples ou humilde. Assim como as coisas grandes devem explicar-se magnificamente, assim o que é humilde deve-se dizer com estilo mui simples e modo de exprimir mui natural. As expressões do estilo simples são tiradas dos modos mais comuns de falar a língua; e isto não se pode fazer sem perfeito conhecimento da dita língua. Esta é, segundo os mestres da arte, a grande dificuldade do estilo simples. Fácil coisa é a um homem de alguma literatura ornar o discurso com figuras; antes todos propendemos para isso, não só porque o discurso se encurta, mas porque talvez nos explicamos melhor com uma figura do que com muitas palavras. Pelo contrário, para nos explicarmos naturalmente e sem figura, é necessário buscar o termo próprio, que exprima o que se quer, o qual nem sempre se acha, ou, ao menos, não sem dificuldade, e sempre se quer perfeita inteligência da língua para o executar. Além disto, as figuras encantam o leitor e impedem-lhe penetrar, é descobrir os vícios que se cobrem com tão ricos vestidos. Não assim no estilo simples, o qual, como não faz pompa de ornamentos, deixa considerar miudamente os pensamentos do escritor...
Isto que digo das expressões comuns e naturais deve-se entender com proporção. Não quero dizer que um homem civil fale como a plebe, mas que fale naturalmente. A matéria do estilo humilde não pede elevação de figuras, etc., mas nem por isso se deve exprimir com aquelas toscas palavras de que usa o povo ignorante. Não é o mesmo estilo baixo que estilo simples. Os estilo baixo são modos de falar dos ignorantes e pouco cultos: o estilo simples é modo de falar natural e sem ornamentos, mas com palavras próprias e puras. Pode um pensamento ter estilo sublime, e não ser pensamento sublime; e pode achar-se um pensamento sublime, com estilo simples. Explico-me. Para ser sublime o estilo, basta que eu vista um pensamento e o orne com figuras próprias, ainda que o pensamento nada tenha de sublime
Importa muito entender e distinguir isto, para não ser enfadonho nas conversações e nas obras que pedem estilo humilde.
Luiz Antonio Verney
- Verdadeiro Método de Estudar (1746 - excerto)

OBSERVATÓRiO

Laboratório de Estudos de Banda Desenhada/LEBD
O Laboratório de Estudos de Banda Desenhada/LEBD foi criado na necessidade de coordenar toda uma série de gestos, saberes e contactos em torno do interesse pelo estudo da banda desenhada. É um nome oficial de um ponto de encontro informal, proporcionado por Pedro Vieira de Moura.
Neste momento, trata-se de um pequeno escritório em Lisboa, com uma pequena biblioteca com volumes especializados (monografias, colectâneas de ensaios, livros de história, sociologia, e estudos culturais sobre esta área, já para não falar de banda desenhada propriamente dita). Está preparado para receber pessoas interessadas em estudar esta área, ou que necessitem de um acompanhamento especializado de trabalhos académicos (inclusive teses de mestrado e doutoramento), ou simplesmente de um apoio pontual para uma qualquer questão. As pessoas poderão - em circunstâncias a combinar - visitar o local e consultar as publicações, elaborarem os seus trabalhos no local ou serem apoiadas por alguém. Prevê-se que, em conjunção com o Plano de Formações da Oficina do Cego, se venha a oferecer formação (um curso de História da Banda Desenhada está anunciado para breve).
Procurar-se-á criar uma pequena rede de investigadores em Portugal, que possam ajudar a exponenciar os saberes em torno da banda desenhada.
A primeira acção pública do LEBD é a organização das Conferências de Banda Desenhada em Portugal, que este ano irão decorrer, entre 22 e 23 de Setembro, no Instituto Francês em Portugal, Lisboa. A próxima será a publicação da Rei Rubro nº 1, um livro-fanzine de ensaios académicos de banda desenhada, ilustração e animação (Montesinos: 2011).
Nesta primeira fase, existe já uma página do Facebook, esperando-se para breve ter um site operacional.
- www.quartodejade.com

BREVIÁRiO

Dargil edita em CD, sob chancela Challenge, Dietrich Buxtehude [1637-1707]: Opera Omnia XII (Sonatas) pelo organista Ton Koopman. IMAG.184-216

Temas e Debates edita A Colonização Portuguesa e a Emergência do Brasil de José Fernandes Fafe.

Universal edita em CD, sob chancela Deutsche Grammophon, Gustav Mahler [1860-1911]: The People´s Edition. IMAG. 208-224-237-281-323

Tinta da China edita Entre Lençóis - Episódios Inocentes Para Educação e Recreio de Pessoas Casadoiras de Cândido de Figueiredo (1846-1925).
 

Sem comentários:

Enviar um comentário