segunda-feira, março 05, 2018

IMAGINÁRiO #469

José de Matos-Cruz | 01 Junho 2014 | Edição Kafre | Ano XI – Semanal – Fundado em 2004


PRONTUÁRiO

TRANSIÇÕES
Entre os painéis socioculturais, sobre as grandes ou subtis transformações do Século XX, Bernardo Bertolucci desvenda Um Chá No Deserto (1990), com a magia e os mistérios da civilização africana. À partida, esteve o romance Sob o Céu Que Nos Protege (1949) de Paul Bowles, que outros - desde logo Robert Aldrich - pretenderam transpor, enfrentando dificuldades na adaptação. Bertolucci logrou-o com argumento de Mark People, transfigurando Vittorio Storaro uma paisagem prodigiosa, num risco de produção assumido por Jeremy Thomas. A reverência ao original mantém-se, com a presença viva - como narrador, em princípio e epílogo - de Bowles, intelectual ianque há décadas refugiado em Tanger, onde chamou os líderes da beat generation, Jack Kerouac ou Allen Ginsberg. A narração conteria elementos autobiográficos, embora Bowles apenas reconheça que se inspirou em Jane, a mulher já falecida… Preservando uma recorrência lírica, Bertolucci acentua a natureza física e sensual, desse elã entre comparsas forjados na alienação, vítimas dos seus excessos e tensões (rivalidade, turbação homossexual). E, sob tal vertigem, possuídos na ameaça transgressiva, a qual assombram por uma marginalidade sem limites.

CALENDÁRiO

24MAI-26JUL2013 - Em Lisboa, Espaço Chiado 8 - Arte Contemporânea expõe À Distância - Linha do Horizonte de Lourdes Castro e Manuel Zimbro. IMAG.42-63-294-392-461

1934-09JUN2013 - Elias Querejeta: Produtor de cinema espanhol, trabalhou com Carlos Saura, Jaime Chávarri ou Victor Erice - «Se houve alguém que conquistasse a pulso a designação de O Produtor, o título de grande criador do cinema espanhol, e por isso um dos mais prestigiosos do actual cinema europeu, sem dúvida foi ele» (Gregorio Belinchón).

1922-15JUN2013 - José Froilán González: Corredor argentino, conhecido por el Toro de las Pampas - o primeiro piloto da Ferrari a vencer um Grande Prémio de Fórmula 1, no circuito de Silverstone, na Grã Bretanha, em 1951.

20JUN2013 - David & Golias produziu, e estreia Em Segunda Mão de Catarina Ruivo; com Pedro Hestnes e Rita Durão. IMAG.9-183

28JUN-08SET2013 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe Francisco de Goya [1746-1828] - Caprichos | Desastres da Guerra | Provérbios. IMAG.207-357-446

MEMÓRiA

02JUN1674 - Morre Agostinha Barbosa da Silva, «muito sabida em línguas e boas letras». Escreveu em latim a vida dos cinco primeiros reis de Portugal, e compôs um tratado de Arquitectura e outro de Aritmética. 02JUN1865 - Diário de Notícias

1883-03JUN1924 - Franz Kafka: Escritor austro-húngaro, de língua alemã - «Desde que alberguemos uma única vez o Mal, este não volta a dar-se ao trabalho de pedir que lhe concedamos a nossa confiança». IMAG.31-84-131-165-426

05JUN1924-2011 - Sidney Lumet: Cineasta americano, realizador, argumentista e produtor - «Apesar do objectivo de todos os filmes ser o entretenimento, o tipo de cinema em que acredito vai um pouco mais além. Compete ao espectador analisar uma faceta ou outra da sua própria consciência. Estimula o pensamento». IMAG.25-35-331-352

11JUN1704-1742 - José António Carlos de Seixas, aliás Carlos Seixas: Compositor português, cravista e organista da corte de D. João V - «Na sua individualidade e original disposição psíquica reside um dos maiores encantos da música de Seixas. É essa alma poética e dedicada que imprime a esta arte o cunho do estilo Português… Como  qualidades apontaremos a sobriedade, a compreensão imediata do discurso estético, a simplicidade, a despreocupação na mistura do aristocrático requintado com o místico saudável, a vitalidade… A sua frescura e espontaneidade nunca nos cansarão, jamais causarão tédio. Penetra a sua música até ao nosso coração para conquistar nele um lugar duradoiro» (Santiago Kastner - 1947). IMAG.58-102-227-229-384

PARLATÓRiO

Sempre que fazemos cinema, temos direito à nossa própria interpretação… Certa vez, perguntaram-me porque é que alguns filmes têm um certo significado. Respondi que é como fazer um mosaico. Cada elemento representa uma pequena peça. Damos-lhe cor, forma, atribuímos-lhe o melhor que temos e sabemos. Fazemos quinhentas ou seiscentas dessas peças, talvez um milhar. Em seguida, juntamos umas às outras, e esperamos que produzam o resultado que desejamos. Mas, se tivermos a pretensão de que o mosaico tenha um determinado aspecto, o melhor é estarmos certos do nosso objectivo, enquanto nos dedicamos a cada uma das pequenas peças.
Sidney Lumet

VISTORiA

Numa manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco insecto. Estava deitado sobre o dorso, tão duro que parecia revestido de metal, e, ao levantar um pouco a cabeça, divisou o arredondado ventre castanho dividido em duros segmentos arqueados, sobre o qual a colcha dificilmente mantinha a posição e estava a ponto de escorregar.
Franz Kafka
- Metamorfose (1915, excerto)

Existe, pois, muita matéria intrínseca, sobre a qual há que reflectir; mas é nada, quando comparada com o facto de que a admissão em público é um processo muito meticuloso, e, o membro de uma família de algum modo suspeita, é rejeitado de antemão; esse indivíduo submete-se, por exemplo, a tal processo, treme durante anos diante do resultado, por todo os lados lhe perguntam, com espanto, desde o primeiro dia, como pôde ousar algo tão sem perspectiva; mas ele espera - como poderia viver de outra maneira? - e no entanto, passados muitos anos, talvez já ancião, ele ficará ciente da rejeição, fica a saber que está tudo perdido e que a sua vida foi inútil.
Franz Kafka
- O Castelo (1926, excerto)
NOTICIÁRiO

Um Cão Revelador de Crime

Um pobre rapaz de doze anos, pastor filho de Manuel António Pulgas, do lugar de Vilarinho da Castanheira, concelho de Moncorvo, havia desaparecido há tempos do sítio de Castelo da Moura, onde apascentava gado. As ovelhas foram encontradas abandonadas, e do rapaz não se encontravam vestígios, apesar do pai ter começado indagações. Eram passados sete dias, quando este viu entrar-lhe em casa o cão que guardava o rebanho e acompanhava o rapaz, trazendo na boca um pé do desgraçado pegureiro. Este acontecimento produziu na família a impressão que é fácil de prever, e o pai, tendo-o como a revelação talvez de um crime, resolveu acompanhar o animal onde o seu faro o levasse, pois ele parecia convidá-lo a isso pela agitação que manifestava. O cão caminhou para o sítio onde costumava andar o pastor. De repente, parou defronte de um esconderijo e uivou. Havia um cheiro incómodo, nauseabundo, a cadáver putrefacto. O velho inquiriu e recuou horrorizado. Entre o pedregulho viu o corpo do seu filho, com uma perna cortada. O infeliz tinha sido assassinado e o cadáver ali escondido pelo criminoso. O cão, companheiro fiel do infeliz, revelou porém tão monstruoso crime, indicando o paradeiro do cadáver. A justiça fará o resto.
01JUN1881 - Diário de Notícias
 
BREVIÁRiO

Lusomundo Audiovisuais edita em DVD, Um Chá No Deserto / The Sheltering Sky (1990) de Bernardo Bertolucci; com John Malkovich e Debra Winger.
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Marcador edita As Grandes Batalhas da História de Portugal de Rui Natário.

INVENTÁRiO

FERRARI, 1951

Na Ferrari, Gioacchino Colombo, responsável pela manutenção e impulsionador dos motores sobre-alimentados, apresentou a sua demissão no início de 1951 e deixou a Aurélio Lampredi a honra de dirigir o desenvolvimento do 375. Para o segundo Campeonato do Mundo de Fórmula 1, a Ferrari dependia unicamente dos 375, com Alberto Ascari, Gigi Villoresi, Prisca Taruffi e José Froilán González como pilotos. Os Alfa Romeo ganharam os três primeiros GP europeus, as três vezes precedendo um Ferrari (nas 500 Milhas de Indianapolis, não se apresentaram as casas do Velho Continente). Mas, a 14 de Julho de 1951, o Cavallino Rampante logrou o seu primeiro sucesso no GP da Grã Bretanha, em Silverstone, com o 375, com vantagem pelo seu maior par, pelo seu reduzido consumo (o Alfetta 159 queimava 120 litros em cada 100 km, o Ferrari muito menos) e pela sua maior aceleração. Froilán González passou em primeiro pela bandeira de xadrez, 51 segundos à frente de Juan Manuel Fangio. Para o Cavallino Rampante começou um Verão mágico, dignamente continuado por Alberto Ascari, que venceu na Alemanha e em Itália, onde o Cavallino conseguiu uma dobradinha com Froilán González, segundo a 44,6 segundos do piloto milanês. A última prova do Campeonato do Mundo teve lugar no circuito de Pedralbes, Barcelona, onde Ascari podia bater outra vez Fangio e arrebatar o título após uma segunda metade de temporada excepcional. Mas os pneus de 16 polegadas que a Ferrari tinha escolhido para aquela ocasião eram menos competitivos que os de 18 polegadas dos Alfa Romeo, e Fangio conseguiu a vitória que lhe proporcionou o primeiro dos seus cinco campeonatos, à frente do 375 de Froilán González e do outro Alfetta 159 de Nino Farina, com Ascari quarto a duas voltas.

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