quinta-feira, março 01, 2018

IMAGINÁRiO #467

José de Matos-Cruz | 16 Maio 2014 | Edição Kafre | Ano XI – Semanal – Fundado em 2004


PRONTUÁRiO

SUPERAÇÃO
Dois ingleses - potenciais adversários entre si, e profundamente divididos em origens e crenças - disputam, em Paris, os Jogos Olímpicos de 1924, conquistando para o seu país duas medalhas de ouro, em provas de atletismo. Quem são, o que os motiva, como chegaram ao topo do desporto amador, quais as suas angústias e ambições, de que amigos e afectos forjam as respectivas experiências - eis o que ilustra Momentos de Glória / Chariots of Fire (1981), com base nos feitos e vivências reais de Harold Abrahams, um judeu estudante em Cambridge, e de Eric Lidell, filho de um milionário escocês nascido no Oriente… O que mais impressiona, neste primeiro filme de vulto assinado por Hugh Hudson, é a fidelidade na reconstituição de uma época - do estrito testemunho ambiental, à definição de um conflito centrado sobre os valores humanos. Além do rigor, quase maníaco, do circunstancial e do institucional, paira a virtualidade de um enquadramento histórico - através do qual se detectam, afinal, os sinais e vectores da transitoriedade.

CALENDÁRiO

19ABR-07JUL2013 - Em Lisboa, Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão expõe Obra Perdida de Emmerico Nunes (1888-1968), sendo comissários Isabel Lopes Cardoso e José Pedro Cavalheiro.

29MAI-27JUL2013 - No Teatro da Politécnica, em Lisboa, Artistas Unidos expõe Meu Corpo Vegetal de Alberto Carneiro. IMAG.21-241-299

1921-06JUN2013 - Esther Williams: Actriz e nadadora americana, a sereia de Hollywood - «Molhada, ela é uma estrela… Mas, seca, nem pensar!» (Fanny Brice).

07JUN-01SET2013 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe, com Fundação John Kobal, Made In Hollywood - Fotografias da Fundação John Kobal.

MEMÓRiA

19MAI1924-1978 - Vasco Morgado: Empresário teatral e actor do cinema português - «…Era um homem charmoso, um galã... Uma pessoa adorável, criou-se entre nós uma amizade que durou até ao fim da vida. A morte do Vasco pode ser a primeira que me marcou» (Ana Zanatti). IMAG.151-203-363

1920-19MAI1984 - Jacinto do Prado Coelho: Escritor português, investigador, crítico literário, professor universitário - «Ler colectivamente (em diálogo com a obra literária, em diálogo de leitor com outros leitores) é, com efeito, além de prazer estético, um modo apaixonante de conhecimento… Não há, suponho, disciplina mais formativa que a do ensino da literatura. Saber idiomático, experiência prática e vital, sensibilidade, gosto, capacidade de ver, fantasia, espírito crítico - a tudo isto faz apelo a obra literária, tudo isto o seu estudo mobiliza… A literatura não se faz para ensinar: é a reflexão sobre a literatura que nos ensina» (Como Ensinar Literatura - Ao Contrário de Penélope - 1976). IMAG.187-352

1910-23MAI1934 - Bonnie Parker: Criminosa americana - «Vocês leram a história de Jesse James / E como ele viveu e morreu / Se ainda tiverem curiosidade / Não percam a saga de Bonnie e Clyde». IMAG.212-293

1909-23MAI1934 - Clyde Barrow: Criminoso americano - «Esta é Miss Bonnie Parker. Eu chamo-me Clyde Barrow… Estamos aqui para fazer o nosso trabalho - somos assaltantes de bancos!». IMAG.212-293

1909-30MAI1994 - Juan Carlos Onetti: Ficcionista uruguaio, distinguido com o Prémio Cervantes (1960) - «Alguém inventou para mim o termo e o destino de escritor comprometido. Estou inocente. O único compromisso que aceito é a persistência em escrever bem e melhor, e de tratar com sinceridade a vida que me coube conhecer e as pessoas condenadas a converter-se em personagens dos meus livros». IMAG.229-263

COMENTÁRiO

A primeira reacção de Fernando Pessoa em face do mundo, incluindo o eu que reflecte, é um sentimento de estranheza, um arrepio de espanto. Pessoa nega-se, com todas as forças do seu espírito, a aceitar um mundo tal como as suas percepções lho transmitem: é absurdo, não pode ser. Tomado da angústia de intuir o mistério, interroga para satisfazer de certeza uma razão exigente. Toda a sua obra exprime a interrogação ou as respostas possíveis para essa interrogação, ou a melancolia de saber que não há resposta.
Jacinto do Prado Coelho
- Diversidade e Unidade Em Fernando Pessoa (1951)

VISTORiA

A chuva deixara os boulevards quase vazios, e só restava gente agrupada no café envidraçado onde, havia meses, não a deixavam entrar.
Sonia, de pé no vestíbulo da casa vazia, viu que a chuva passava, fatigada, a manso chuvisco, viu-a cessar enquanto aumentava o frio do vento, e pensou que aquilo era sinal de boa sorte. Um pouco mais longe, do outro lado do amplo passeio, as luzes da cidade começavam a acender-se. A noite tinha início, e, respirando o aroma tristonho de seu casaco molhado, Sonia pensou que também a esperança tinha início. Sorriu, sem realmente acreditar, como uma menina a quem contaram uma história já ouvida e inverosímil.
Apalpou novamente a crespa peruca loira e com grande cuidado – tinha as unhas muito compridas – foi esticando as meias ensopadas presas pelas ligas.
Sentiu fome de novo, e lembrou-se que tinha uma sanduíche de presunto no bolso. Mas não podia estragar o desenho da boca que fizera com bâton, e com tanto cuidado. Também se lembrou que, até o fim do mês, estava em ordem com a polícia e obrigou-se a caminhar, aproximando-se da beira das calçadas para sorrir para os carros, rebolar e parar, fingindo procurar alguma coisa na bolsa enorme. Mas nada, ninguém, e ela sem dinheiro para tentar a sorte em bares onde ainda a deixavam entrar.
Era noite e, depois, madrugada no bairro sujo da grande cidade. E Sonia, já sem fome, quase sem esperança, continuava a caminhar sobre a dor dos sapatos de salto agulha.
Juan Carlos Onetti
- Amanhã Será Um Outro Dia (excerto)
 
TRAJECTÓRiA

VASCO MORGADO

Vasco Manuel Veiga Morgado, nasceu a 19 de Maio de 1924, na Charneca da Caparica, e faleceu a 22 de Novembro de 1978, em Lisboa. Desde muito cedo, dedicou-se ao mundo do espectáculo, sendo responsável por mais de mil produções (segundo registos históricos) dos mais variados tipos - filmes, operetas, dramas, comédias, revistas e muitas outras. O nome de Vasco Morgado aparece pela primeira vez no mundo do show-business, logo após ter conseguido ganhar algum dinheiro na pesquisa do volfrâmio. Com esse capital e com um sonho, constituiu a sua primeira empresa - a Cineditora - que produziu Ladrão, Precisa-se!… (1946) e Heróis do Mar (1949). A fraca prestação destes filmes quase levou à falência da Cineditora. Não se deixando abater pelos obstáculos, Vasco Morgado apareceu - como actor - em filmes como Capas Negras (1947). Insatisfeito, logo de seguida produziu, no Teatro Apolo, a comédia Enquanto Houver Santo António. Mas a sua ambição não parava aqui. Sem olhar para trás, virou-se para o Teatro Avenida, produzindo a comédia Está Lá Fora o Inspector, com João Villaret como cabeça de cartaz. A partir daqui, lançou-se na aventura daquele foi apelidado o seu teatro - o Monumental - estreando, a 8 de Novembro de 1951, a opereta As Três Valsas, um dos muitos espectáculos com a sua vedeta de cartaz, e sua mulher, a actriz Laura Alves - também mãe do seu filho. Vasco Morgado Jr, seguiu as pegadas do pai - tornando-se, igualmente, empresário de teatro.

PARLATÓRiO

Meu Corpo Vegetal

A natureza recriada à nossa imagem e semelhança: nós dentro dela e ela polarizadora dos nossos sentimentos estéticos.
Uma nuvem, uma árvore, uma flor, um punhado de terra situam-se no mesmo plano estético em que nos movemos, são parte integrante do nosso mundo, são um manancial de sensações vindas de todos os tempos, através duma memória que tem a idade do homem.
Alberto Carneiro

BREVIÁRiO

20th Century-Fox edita em Blu-ray, Momentos de Glória / Chariots of Fire (1981) de Hugh Hudson; com Ben Cross e Ian Charleson. IMAG.37

RELATÓRiO

Mostra de obras-primas da fotografia de Hollywood, desde os tempos do cinema mudo até ao final do studio system, seleccionadas do arquivo da Fundação John Kobal, em Londres. Inclui noventa originais vintage, dos mais importantes fotógrafos que trabalharam em Hollywood, entre 1920 e 1960. Estas fotos ajudaram a criar as estrelas que habitavam aquele lugar mágico de pessoas supostamente perfeitas e também a sustentar as suas carreiras, de filme para filme, gerando, assim, o star sistem.

Sem comentários:

Enviar um comentário