segunda-feira, fevereiro 19, 2018

IMAGINÁRiO #460

José de Matos-Cruz | 24 Março 2014 | Edição Kafre | Ano XI – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

LUSOFONIA
Uma presença significativa e testemunhadora, ao longo dos anos, a partir de Paris, sendo director Daniel Lacerda, a revista bilingue Latitudes - Cahiers Lusophones privilegia ao número 43, relativo a Dezembro de 2012, o tema Mestiçagens - abordando facetas tão relevantes como migrações e diáspora, fenómenos como o fado e o feminismo lírico, ou autores como António Lobo Antunes e Jorge Amado. Em Expressão, destaca-se a poesia de Marília Gonçalves e, em Actualidade Cultural, sobressai a exposição Fernando Pessoa, Plural Como o Universo. Em Literatura, é ainda privilegiada a herança pessoana e, em SobreLeituras, Júlio Conrado aborda - entre outros - o tríptico O Infante Portugal por José de Matos-Cruz. Além das perspectivas culturais e artísticas, reforçadas na rubrica Crónicas, distinguem-se anda problemáticas históricas e sociais em referência, análise e reflexão… Sinal dos tempos, e apontando a falta de apoios financeiros, Latitudes - fundada em 1997 - anuncia, entretanto, a sua suspensão editorial. Ficando, porém, a expectativa de um auspicioso reinício… IMAG.114-158

CALENDÁRiO

15/16MAR-18MAI/10JUN2013 - Em Lisboa, Fundação Carmona e Costa, e no Porto, Museu de Arte Contemporânea de Serralves expõem A Substância do Tempo de Jorge Martins. IMAG.102-333-341-386-392

1925-04ABR2013 - Carmine Infantino: Ilustrador americano, artista e editor de banda desenhada - «Há poucas pessoas no mundo dos quadradinhos que tiveram tanto impacto… Atravessou, com o maior sucesso criativo, as chamadas épocas de ouro e de prata» (Dan DiDio).

1935-06ABR2013 - Luiz Andrade: Cantor de ópera, realizador de televisão, director de programas da Radiotelevisão Portuguesa/RTP - «Desaparece um príncipe da televisão, um (quase) pioneiro… Foi sempre um homem à frente do seu tempo» (Nuno Santos).

1946-06ABR2013 - Bigas Luna: Cineasta espanhol, realizador de Angústia / Angoxa (1987) - «Devo-lhe a minha vida… Foi o primeiro a propor-me um guião» (Javier Bardem).

1928-08ABR2013 - María Antonia Alejandra Vicenta Elpidia Isidora Abad Fernández, aliás Sara Montiel: Cantora e actriz espanhola - «Sei quem sou. Já é muito. E toda a minha vida tive unhas compridas e muitas cores diferentes».

19ABR-05MAI2013 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe Alunos da Oficina do Desenho - 10.º Aniversário 2003/2013.

VISTORiA

Arcos

A Silvina Ocampo

Quem canta nas ourelas do papel?
De bruços, inclinado sobre o rio
de imagens, me vejo, lento e só,
ao longe de mim mesmo: 6 letras puras,
constelação de signos, incisões
na carne do tempo, ó escritura,
risca na água!

Vou entre verdores
enlaçados, adentro transparências,
entre ilhas avanço pelo rio,
pelo rio feliz que se desliza
e não transcorre, liso pensamento.
Me afasto de mim mesmo, me detenho
sem deter-me nessa margem, sigo
rio abaixo, entre arcos de enlaçadas
imagens, o rio pensativo.

Sigo, me espero além, vou-me ao encontro,
rio feliz que enlaça e desenlaça
um momento de sol entre dois olmos,
sobre a polida pedra se demora
e se desprende de si mesmo e segue,
rio abaixo, ao encontro de si mesmo.
Octavio Paz (1947)
- Tradução de Haroldo de Campos

MEMÓRiA

27MAR1914-2009 - Budd Schulberg: Escritor e argumentista de cinema, distinguido com o Oscar por Há Lodo no Cais (1954) - «O silêncio é o sinal mais evidente de que estamos no caminho certo para viver em Hollywood». IMAG.205-265

1909-28MAR1994 - Eugene Ionesco: Dramaturgo francês - «Não há religião para a qual a vida de todos os dias não seja considerada uma prisão; e não existe filosofia ou ideologia em que não transpareça que vivemos em alienação». IMAG.252

30MAR1904-1987 - Edgar Pierre Jacobs: Artista belga, cantor lírico, pintor e cenógrafo, argumentista e ilustrador de banda desenhada, criador de As Aventuras de Blake e Mortimer (1946) - «Comecei a trabalhar com Hergé no dia 1 de Janeiro de 1944. Individualista como ele, e como ele, habituado a trabalhar sozinho, poderiam presumir-se dificuldades de adaptação ou certa incompatibilidade de ideias ou de humor. Nada disso, o meu labor com ele foi dos mais benéficos, a nossa mútua procura de perfeição, tal como a convergência das concepções pessoais sobre o métier, tornaram as nossas discussões de trabalho particularmente enriquecedoras e construtivas» (Un Opéra de Papier - excerto, 1981). IMAG.10-66-119-218-245-281-348-427-451

30MAR1924-2008 - Raymond Macherot: Artista de banda desenhada, criador de Clorofila (1956) e Coronel Clifton (1959) - «Um exemplo do talento multifacetado, um autor injustamente pouco lembrado» (Pedro Cleto). IMAG.217

30MAR1944-2012 - Gerrit Komrij: Escritor holandês, residente em Portugal - «Não houve um verdadeiro clique entre ele e os meios culturais portugueses. Possivelmente, ele próprio não tinha muita necessidade de o fazer, mas isso não nos desculpa por não termos tentado» (Fernando Venâncio). IMAG.417

31MAR1914-1998 - Octavio Paz: Escritor, ensaísta e diplomata mexicano, distinguido com o Prémio Nobel (1990) - «A liberdade e a democracia não são equivalentes, mas são complementares. Sem liberdade, a democracia é despotismo; sem democracia, a liberdade é uma ilusão». IMAG.361

VISTORiA

A Cantora Careca

CENA I
(Interior burguês de uma casa inglesa, com poltronas inglesas. Tarde inglesa. O Sr. Smith, inglês, sentado na poltrona com chinelos ingleses, fuma o seu cachimbo inglês, lendo um jornal inglês, perto da lareira inglesa. Usa óculos ingleses e um pequeno bigode esbranquiçado inglês. Ao seu lado, numa outra poltrona inglesa, a Sra. Smith, inglesa, remenda meias inglesas. Um longo momento de silêncio inglês. O relógio inglês dá dezassete badaladas inglesas).
SRA. SMITH: Veja, são nove horas. Comemos sopa, comemos peixe, batatas com toucinho e salada inglesa. As crianças beberam água inglesa. Comemos bem esta noite. É porque moramos nos arredores de Londres e o nosso nome é Smith.
SR. SMITH (continua a ler, estala a língua)
SRA. SMITH: As batatas vão muito bem com toucinho e o azeite da salada não estava rançoso. O azeite do lojista da esquina é de melhor qualidade que o azeite do lojista da frente; é até melhor que o azeite do lojista da esquina de baixo. Mas isso não quer dizer que para eles o azeite seja ruim.
SR. SMITH (continua a ler, estala a língua)
SRA. SMITH: Mas, mesmo assim, o azeite do lojista da esquina é sempre melhor.
SR. SMITH (continua a ler, estala a língua)
SRA. SMITH: A Mary, desta vez, cozinhou bem as batatas. Da última vez, ela não as deixou cozinhar devidamente. Eu só gosto de batatas quando elas estão bem cozidas.
SR. SMITH (continua a ler, estala a língua)
SRA. SMITH: O peixe estava fresco. Eu lambi os beiços. Repeti duas vezes. Não, três vezes. Por causa disso precisei ir à casa de banho. Você também repetiu três vezes. Só que da última vez, comeu menos que das duas primeiras vezes, enquanto eu comi muito mais. Comi mais do que você esta noite. Por que será? Geralmente é você que come mais. Não é por falta de apetite.
Eugene Ionesco
(1950 - excerto)

As pirâmides do Egipto hão-de ser realmente impressionantes, os jardins suspensos da Babilónia realmente assombrosos, que nada infunde tanto respeito como a burocracia portuguesa. A quem couber, regularmente, a honra de dar, olhos nos olhos, com os funcionários portugueses, esse alguém apercebe-se da verdadeira necessidade de, querendo contar o que se passa nas repartições às pobres almas que nunca se acharam em tal estado de graça, fazê-lo muito doseado e de maneira deploravelmente atenuada. Caso contrário, muito simplesmente não acreditarão nele. Numa descrição da burocracia portuguesa, nada soa mais inacreditável que a verdade inteira.
Gerrit Komrij
- Um Almoço de Negócios em Sintra (1999 - excerto)

BREVIÁRiO

Assírio & Alvim edita Primeiros Poemas | As Mãos e os Frutos | Os Amantes Sem Dinheiro de Eugénio de Andrade (1923-2005).  
IMAG.33-45-150-248-303-326-389-423-432

Megamusica edita em CD, sob chancela Alia Vox, Erasmus van Rotterdam: Éloge de la Folie por Jordi Savall, com La Capella Reial de Catalunya e Hespèrion XXI.

Quetzal edita A Máscara de África de V.S. Naipaul.

Membran edita em CD, Ella Fitzgerald [1917-1996]: Firs Lady of Jazz.

Sem comentários:

Enviar um comentário