PRONTUÁRiO
ALEGORIAS
Ao
longo de décadas, sob o signo do cinema como espectáculo e
entretenimento, a animação desenvolveu peculiares inovações
tecnológicas e de linguagem ao nível do cartoon,
e usufruiu da expressão verosímil ou do talento dos actores que
cedem voz aos bonecos. Naturalmente, é no seio das Produções Walt
Disney que uma tal estratégia assume as maiores virtualidades e
ambições, de que é exemplar 101
Dálmatas / 101 Dalmatians
(1961) de Wolfgang Reitherman, Hamilton Luske & Clyde Geronimi. À
partida, sobressai o manancial literário por Dodie Smith, mas seria
a estilização humanimal, sob o signo Disney, a atribuir-lhe a magia
fabulosa, que fascinou sucessivas gerações. Um esbelto dálmata,
Pongo apresenta Roger, o seu dono artista, a uma simpática senhora,
Anita, proprietária da atraente Perdita, uma cadela da mesma raça.
Os humanos casam-se e, em breve, Perdita e Pongo presenteiam-nos com
quinze filhotes! Mas Cruella de Vil, rica e perversa amiga de Anita,
contrata dois malvados, Jasper e Horace, para raptarem os cachorros,
escondendo-os numa casa isolada. Nesse local, Cruella mantinha já
quarenta e oito cãezinhos sequestrados, para fazer das peles um
casaco! Sem contarem com os inconsoláveis patrões, Pongo e Perdita
recorrem aos outros canídeos de Londres, e através do Coronel - um
cão-pastor reformado, com o auxílio do polícia Tibbs - localizam,
finalmente, os reféns em Suffolk… Emoção, ameaças, perfídia,
solidariedade transfiguram-se na caricatura das personagens e nas
criaturas lúdicas, consumando um espectáculo bizarro, radical - tal
como é tradição subliminar das fábulas - e a que a chancela
Disney confere o olhar americano: quanto à sua sociedade ou, mesmo,
ao resto do mundo.
CALENDÁRiO
1931-02ABR2013
- Frédéric Othon Aristidès, aliás Fred: Artista francês de banda
desenhada, criador de Philémon
(1965), distinguido com o Prémio Phénix/Melhor Argumento (1969).
1930-02ABR2013
- Jesús Franco Manera, aliás Jesús Franco, aliás Jess Franco,
aliás Jess Franck, aliás Clifford Brown, aliás David Khune, aliás
P. Brown: Cineasta espanhol, realizador de Diário
Intimo de Una Ninfomaniaca
(1971) - dirigiu mais de duzentos filmes, de terror, aventuras,
erotismo e ficção científica.
06ABR-O4MAI2013
- Em Lisboa, Paralelo W apresenta Aparições,
Poetas e Lupanares -
exposição de desenhos e pinturas de Luís Manuel Gaspar.
IMAG.399-417
12ABR-15JUN2013
- No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe Pintura
II de João Fitas.
MEMÓRiA
17MAR1754-1793
- Marie-Jeanne
Roland
Philippon de la Platière,
aliás Madame Roland: Personalidade da Revolução Francesa, membro
do Partido Girondino - «O fraco treme diante da opinião pública, o
louco afronta-a, o sábio julga-a, controla-a o homem hábil».
IMAG.442
1926-18MAR2004
- Luis Felipe Angell de Lama, aliás Sofocieto: Escritor e humorista
peruano - «A mediocridade é a arte de não ter inimigos».
1859-20MAR1884
- Henrique César de Araújo Pousão, aliás Henrique Pousão: Pintor
português - «Os
anos finais, já com muita maturidade em temas, estruturas e cores,
são os mais interessantes, caso de Senhora
Vestida de Preto
(1882), pequeno quadro»
(Rogério Santos). IMAG.236-304-372-434
21MAR1924-2009
- Jaime Isidoro: Pintor e galerista português - «Era um grande
animador das artes plásticas, e um homem sempre aberto à novidade e
aos jovens» (José Rodrigues). IMAG.234
21MAR1934-2009
- Yves Duval: Jornalista e conferencista belga, viajante,
argumentista da banda desenhada de expressão franco-belga,
colaborador das revistas Tintin
e Pilote,
trabalhou em séries como Howard
Flynn,
Rantanplan, Spaghetti,
Le Chevalier Noir, Hassan
et Kadour, Buck
Gallo, Pero
le Portugais ou na saga
Suzette.
IMAG.253
VISTORiA
Aquilo
que eu tinha sentido podia-se chamar de prazer. Senti-me bastante
culpada. Senti uma grande agitação no meu pobre coração. Como
evitar tal coisa? Enfim, não o poderia prever. Mas no instante em
que aconteceu não tive pena que tivesse acontecido. A maneira que
encontrei de me salvar foi pôr-me com os pés descalços no chão
frio de Inverno e com os braços em cruz. Pedi ao Senhor para me
livrar das tentações do demónio.
Madame
Roland
-
Memórias
(excerto)
ANTIQUÁRiO
19MAR1604
- Em Vila Viçosa, nasce D. João, futuro 8º Duque de Bragança
(1630), depois 22º Rei de Portugal (1640), IV de nome e o
Restaurador por cognome, falecido em 1656 com o «mal da gota e da
pedra» (Conde da Ericeira).
COMENTÁRiO
Esperando
o Sucesso
Em
apenas 25 anos de vida, Henrique Pousão (1859-1884), além de outras
telas, pintou um dos quadros mais singulares da Pintura Portuguesa:
Esperando o Sucesso.
Alguns podem ficar apenas intrigados com as pitorescas sandálias
ciòcia,
populares nos arredores de Roma em finais do século XIX; outros com
o ar malicioso do rapaz que serve de modelo e poderia representar as
ambições do próprio pintor enquanto jovem; ainda há quem se deixe
encantar pelos pormenores do atelier,
dos mosaicos do chão às molduras arrumadas, do pincel a sair da
paleta ao tubo de tinta caído.
Mas
nada se compara ao sarcasmo com que Pousão reflecte acerca da sua
arte nesta Alegoria à Pintura. Não é apenas o miúdo atrevido e
petulante a sentar-se no «sagrado» banco do pintor nem a tela em
que ele teria sido retratado de barriga para baixo. Há ainda o
desenho garatujado pelo garoto e, num pormenor que apenas se nota bem
ao ver o quadro no Museu Soares dos Reis, no Porto, a caricatura do
autor no topo do óleo, ao lado da tela principal.
Ao
ler o livro de Carlos Silveira sobre o pintor (editado pela QuidNovi
e à venda nos quiosques de jornais), paramos num parágrafo: «Falta
igualmente estudar (…) a pintura e os artistas que Pousão
contactou em Roma, na Exposição Nacional de Roma de 1883 (…); ou
as exposições anuais que o Círculo [Artístico de Roma] organizava
na Piazza del Popolo». O que deve ser mais fácil que esclarecer a
dúvida de José Teixeira (Henrique
Pousão 1859-1884 - No Primeiro Centenário da Sua Morte,
ed. Fund. Casa de Bragança, 1984): em Paris, terá visitado a VI
Exposição dos Impressionistas e visto as telas de Degas e Gauguin?
O melhor é continuarmos «esperando o sucesso».
Fernando
Madail
23OUT2010
- Diário de Notícias
INVENTÁRiO
FRED
& PHILÉMON
«Naufragar,
só por si, já é terrível, mas naufragar em algo que não existe,
é ainda mais terrível…» - assim introduz Fred o desafio heróico
de Philémon (1965),
ao precipitar-se num «mundo maravilhoso». Definição esta
atribuída por René Goscinny, responsável pela revista Pilote
quando O Náufrago do ‘A’
lhe foi proposto, reclamando Fred o argumento e a ilustração. Em
boa hora, pois garantiam-se as plenas características duma
obra-prima incomparável - graças à imaginação prodigiosa de
Fred, aliás Frédéric Othon Aristidès (1931-2013), um dos mais
talentosos / virtuais artistas dos quadradinhos franceses para
adultos. Onírico, absurdo, surreal, satírico, Fred - galardoado em
1994 com o Troféu Melhor Álbum no Festival de Angoulême, com A
História do Corvo de Ténis
- concebe / ilustra, em Philémon,
uma saga fundamental da banda desenhada europeia. Narração
fascinante, expressão estilizada - uma fábula clássica, e cuja
actualidade testemunha, com sugestão cultural / nostálgica, as
contradições e os paroxismos da nossa sociedade, através da
volúvel identidade humana.
ANUÁRiO
2004
- Tendo nascido em 1937, cessa publicação contínua Ferd’nand
- série de humor concebida, na Dinamarca, por Mik - aliás, Henning
Dahl Mikkelsen - e com aparição diária nos jornais, reiterando um
quotidiano conformado pelas peripécias familiares e estilizado pelas
rotinas sociais.
BREVIÁRiO
ZON
Lusomundo edita em DVD e em Blu-ray, 101
Dálmatas / 101 Dalmatians
(1961) de Wolfgang Reitherman, Hamilton Luske & Clyde Geronimi.
Popstock
edita em CD, sob chancela Naive, Pour
Une Âme Souveraine: A Dedication To Nina Simone (1933-2003)
por Meshell Ndegeocello. IMAG.415
Midas
Filmes edita em DVD, Glauber
Rocha [1939-1981]:
Cinco Filmes; inclui
Barravento
(1962), Deus e o Diabo Na
Terra do Sol (1963), Terra
Em Transe (1967), António
das Mortes / O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro
(1969) e A Idade da Terra
(1980). IMAG.88-170
Multidisc
edita em CD, sob chancela Soul Jazz, Samba
- Eu Canto Assim por Elis
Regina. IMAG.27
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