quinta-feira, janeiro 11, 2018

IMAGINÁRiO #437

José de Matos-Cruz | 01 Outubro 2013 | Edição Kafre | Ano X – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

TRADIÇÕES
Um intenso, complexo e fascinante historial envolve Aconteceu... No Oeste / C'era Una Volta il West (1968) - que subverteu as tradições rituais e os modelos míticos do western - rasgando um imaginário prodigioso e transfigurado, uma tensa e inquietante estratégia narrativa, uma insurreccional transgressão dos valores e da caracterização das personagens. Aqui remontam as premissas e as fórmulas de uma produção apócrifa, que seria celebrada como western-spaghetti. Mas Aconteceu... No Oeste - em trama concebida por Dario Argento e Bernardo Bertolucci, com o realizador Sergio Leone - reivindica, igualmente, algumas das vedetas assombradas, dos estigmas lendários, dos heróis fantomáticos, das épicas façanhas e dos dissídios trágicos que consagraram o recorte épico de um género dos mais prestigiados, sob o signo de Hollywood. Eis a saga de uma implacável vingança contra um pistoleiro ao serviço, com a sua quadrilha, dos caminhos-de-ferro que esventram a América, e cujo chefe, sem escrúpulos, tem como única ambição ligar em vida o Atlântico ao Pacífico... Ironicamente, uma aventura revolucionária que, há mais de quarenta anos, persiste com a auréola de um clássico.

MEMÓRiA

05OUT1713-1784 - Denis Diderot: Escritor e filósofo francês - «O homem só será livre quando o último déspota for estrangulado com as entranhas do último padre». IMAG.68-216-418

1931-05OUT2003 - Neil Postman: Escritor americano, teórico de comunicação - «As pessoas sob tensão preferem, por vezes, um problema a que estão habituadas, a uma solução que não lhes é familiar». IMAG.334

1805-06OUT1883 - Antonia Gertrudes Pusich: Escritora e jornalista portuguesa, de origem cabo-verdiana - «Nos outros colégios do Estado e ainda nas escolas particulares igual esmero se vai tendo com a instrução dos meninos e honra seja feita aos professores e directores desses colégios. Mas as meninas!... As meninas imploram atenção, e de todas as pessoas que nutrem sentimentos de humanidade e desejos de ver prosperar a sua pátria. Enquanto em nossa terra as mulheres não tiverem a precisa instrução literária, ensinam a coser, marcar, bordar, música, etc. Porém a ler, escrever, contar, etc., não. E ainda menos outros estudos» (Cabo Verde - excerto). IMAG.77

06OUT1893-06DEZ1983 - Maria Conceição Vassalo e Silva, aliás Maria Lamas: Escritora e jornalista portuguesa - «O desejo de conhecer, em todos os seus aspectos, a vida da mulher portuguesa, surgiu no meu cérebro e no meu coração há muitos anos. Foi quando eu própria me encontrei na encruzilhada onde é forçoso escolher um caminho, e me reconheci sem preparação para a luta, nem outra bússola que não fosse a minha sinceridade e a minha responsabilidade de mãe» (As Mulheres do Meu País - Introdução - 1948, excerto).

CALENDÁRiO

1931-23NOV2012 - Larry Hagman: Actor americano, protagonista da série televisiva Dallas (1977) - «Era um dos grandes bad boys do pequeno ecrã, e uma das pessoas mais simpáticas na vida real» (Simon Cowell).

23NOV2012-03MAR2013 - No Porto, Museu de Arte Contemporânea de Serralves apresenta Noites Brancas - exposição retrospectiva de Julião Sarmento, sendo comissários James Lingwood e João Fernandes. IMAG.33-341-427

VISTORiA
São Nicolau

Eu vos saúdo, majestosas serras,
montes e vales, verdejantes plagas!
doce mistério que na gruta encerras
perfumes da tarde, harmonias vagas!

Eu vos saúdo, laranjais floridos,
ribeiro manso que o luar prateia!
celestes lumes da amplidão caídos
frondente ramo que p’ra deus s’alteia!
Antonia Gertrudes Pusich
(1821 - excerto)

VISTORiA

As dúvidas, em matéria de religião, longe de serem actos de impiedade, devem ser antes vistas como boas obras, porquanto nascem de um homem que reconhece humildemente a sua ignorância, e do medo de ele desagradar a Deus pelo abuso da razão.

Admitir qualquer conformidade entre a razão do homem e a razão eterna, que é Deus, e pretender depois disso que Deus exige o sacrifício da razão humana, é estabelecer que Deus quer e não quer de uma só vez.
Perdido numa floresta imensa durante a noite, não tenho senão uma pequena vela para me conduzir no meio das trevas. Aparece-me então um desconhecido que me diz: «Meu amigo, sopra a tua vela para melhor encontrares o teu caminho». Esse desconhecido é um teólogo.

Uma religião verdadeira, interessando a todos os homens em todos os tempos e em todos os lugares, deverá ser eterna, universal e encerrando toda a evidência. Nenhuma religião possui essas três características; todas são, portanto, três vezes falsas por demonstração.
Denis Diderot
- Addition aux Pensées Philosophiques (excertos)

TRAJECTÓRiA

Maria Lamas

Colaboradora do Diário de Lisboa, dirigiu as páginas infantis de vários jornais (A Voz, Correio da Manhã, etc.) e Modas & Bordados, suplemento feminino de O Século. Até à sua morte foi directora da revista Mulheres.
Participou em diversas acções que tinham por objectivo promover o papel da mulher na sociedade – congressos, conferências, movimentos nacionais e internacionais. Democrata e combatente pela liberdade, esteve por vários períodos exilada em Paris, durante os quais deu um grande apoio a emigrantes e a exilados políticos. Pertenceu ao Movimento Nacional Democrático das Mulheres e, em 1954, foi eleita para o Conselho Mundial da Paz.
Estreou-se literariamente em 1923, com o livro de poemas Humildes, tendo escrito livros para crianças, além de contos, romances e ensaios sobre os problemas da mulher. Usou vários pseudónimos, nomeadamente o de Rosa Silvestre.
Em 1949 fundou e dirigiu o jornal infantil O Pintainho, e em 1949, já com o seu próprio nome, a revista As Quatro Estações, de que apenas saíram três números, no primeiro dos quais deu a conhecer alguns capítulos do romance autobiográfico As Confissões de Sílvia.
Dicionário Cronológico de Autores Portugueses (1994)

COMENTÁRIO

ANUÁRIO TEATRAL - SÉCULO XIX

Os estudos históricos sobre o teatro português – não apenas enquanto literatura dramática, mas como espectáculo de significado plúrimo – têm vindo, nos últimos tempos, a conhecer um interesse crescente, que se traduz numa amplitude e consistência alargadas. Para obviar às sérias dificuldades que a dispersão do material informativo, a sua localização e acesso, colocam ante o trabalho dos investigadores, eis que estes anuários, coligidos com a minúcia e o rigor a que José de Matos-Cruz nos tem habituado na área do cinema, vêm pôr à nossa disposição um instrumento de valor e alcance inapreciáveis.
Luiz Francisco Rebello
(2008)
BREVIÁRiO

Lusomundo edita em DVD, sob chancela Paramount, Aconteceu... No Oeste / C'era Una Volta il West (1968) de Sergio Leone; com Henry Fonda e Jason Robards. IMAG.205-233-234

Na colecção Teatro No Cordel, Apenas Livros edita Ano Teatral 1872 de José de Matos-Cruz, para a série Anuário Teatral - Portugal - Século XIX.

Sonny edita em CD, Greatest Hits por Simon & Garfunkel. IMAG.372

Lua de Papel edita As Cinquenta Sombras de Grey de E.L. James; tradução de Ana Álvares e Leonor Marques.

EMI Classics edita em CD, Anton Bruckner [1824-1896]: Sinfonia Nº 9 por Berliner Philharmoniker, sob a direcção de Simon Rattle. IMAG.104-233-323-404

Sistema Solar edita Os Manuscritos de Aspern de Henry James (1843-1916); tradução de Aníbal Fernandes. IMAG.229-414

Prime Books edita Francisco Lázaro [1888-1912] - O Homem da Maratona de Gustavo Pires. IMAG.7-378

Compact edita em CD, In Ventus - guitarra portuguesa por Custódio Castelo.

OBSERVATÓRiO

Save the Donkeys Helping People / Salvar os Burros Ajudando as Pessoas - Iniciativa da Associação Burricadas e da Reserva de Burros, tendente à recolha de fundos destinados a criar pastagens e abrigos para quarenta animais, num terreno de três hectares localizado em Mafra - o futuro Parque dos Burros -, a construir instalações para desenvolver a asinoterapia e para actividades de cariz pedagógico, e a aumentar a capacidade de acolhimento de burros abandonados ou a necessitar de cuidados especiais. IMAG.66-92-157

Sem comentários:

Enviar um comentário