sábado, dezembro 16, 2017

IMAGINÁRiO #417

José de Matos-Cruz | 01 Maio 2013 | Edição Kafre | Ano X – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

TRANSCENDÊNCIAS
Em 1986, Jean-Jacques Annaud provocou incómodo e sensação - a partir do bestseller de Umberto Ecco, O Nome da Rosa - ao sagrar as fracturas abissais entre as crises de mentalidade e os paroxismos da civilização. Pela Europa de 1327, dividem-se no seio eclesiástico os que veneram o imobilismo dos dogmas e do conhecimento, apoiados pelo terror da Inquisição, e a facção que defende um discernimento de abertura e mudança, sobre a memória do passado e as premências da realidade. Assim, celebra-se a reunião que opõe uma elite de Franciscanos a legados do Papa para, debatendo se Jesus era ou não senhor das roupas que usava, concluirem se a Igreja deveria acumular riquezas para assegurar a glória de Deus ou, pelo contrário, lhe caberia ser o exemplo da pobreza. A acção decorre em mosteiro beneditino das montanhas, sob uma arquitectura interior traçada pela austeridade, os mistérios e as ameaças… Sean Connery e F. Murray Abraham protagonizam o insanável confronto entre bem e mal, num espectáculo deslumbrante e crepuscular.

CALENDÁRiO

16JUN-02SET2012 - Culturgest exibe Os Filmes de António Palolo (1946-2000), sendo curador Miguel Wandschneider.

02JUL-31AGO2012 - Biblioteca Nacional expõe, na Sala de Referência, Um Lugar Nos Olhos de Luís Manuel Gaspar. IMAG.399

1926-03JUL2012 - Sergio Pininfarina: Empresário italiano e designer de automóveis, ligado à Ferrari e à Maseratti, membro do European Automotive Hall of Fame (2008) - «O meu sonho é criar uma beleza eterna».

1944-05JUL2012 - Gerrit Komrij: Escritor holandês, residente em Portugal - «Tudo o que escreve sobre Portugal é muito interessante não só pela grande qualidade que ele punha em tudo o que escrevia, mas também pela abordagem interessada e muito amiga, mas também irónica» (Fernando Venâncio).

06JUL2012 - Na Assembleia da República, é aprovada a Lei do Cinema (Projecto de Lei Nº69/XII do Governo). O novo diploma estabelece os princípios de acção do Estado no quadro de fomento, desenvolvimento e protecção da arte do cinema e das actividades cinematográficas e audiovisuais, baixando agora à Comissão de Educação, Ciência e Cultura.

1917-08JUL2012 - Ermes Effron Borgnino, aliás Ernest Borgnine: Actor americano de teatro e cinema, distinguido com um Oscar por Marty (1955) - «Onde estão grandes intérpretes como os de outrora - Spencer Tracy, Gary Cooper ou Edward G. Robinson? Um dia, ao falar com Lee Marvin, chegámos à conclusão que éramos os últimos de uma fornalha. Os últimos dos que tiveram oportunidade de contracenar com artistas tão extraordinários. Isso faz-me sentir muito humilde. Sinto que tenho de trabalhar com muito rigor e exigência». IMAG.117-313

20JUL-02SET2012 - No Centro Cultural de Cascais, Fundação D. Luís I expõe Pigmentos de Luísa Albino.

MEMÓRIA

1890-30ABR1953 - Raul Ferrão: Maestro e compositor português, autor de Abril Em Portugal - «Extraordinariamente produtivo como compositor (só na década de quarenta escreveu música para quase quarenta revistas!), as suas criações atravessaram gerações» (http://www.macua.org/biografias/).

19MAR1813-01MAI1873 - David Livingstone: Missionário e explorador escocês, autor de Viagens Missionárias e Pesquisas Na África do Sul (1857), o seu coração foi enterrado em África e o corpo está na Abadia de Westminster (Londres) - «Deus tinha um único Filho, e fez d’Ele um missionário. A qualquer lugar, eu irei, não importa aonde, contanto que seja para a frente, em Cristo».

03MAI1913-10JUN1973 - William Inge: Ficcionista e dramaturgo americano - «Uma nação é uma sociedade unida pelas ilusões das suas origens e pelo ódio dos países seus vizinhos».

05MAI1813-1855 - Sören Kierkegaard: Escritor, filósofo e teólogo dinamarquês - «A porta da felicidade abre só para o exterior; quem a força em sentido contrário, acaba por fechá-la ainda mais».

05MAI1893-1975 - Dino Segre, aliás Pitigrilli: Jornalista e escritor italiano - «Tudo deve ser discutido… Sobre isso, não há discussão possível».

07MAI1833-1897 - Johannes Brahms: Compositor alemão - «Nada é deixado ao acaso nessas páginas onde reinam as penumbras, os meios-tons, os mistérios da floresta, na qual, a todo instante, parece que nos vamos perder» (Romain Goldron). IMAG.82-171-193-199-256-286-303-324-393

INVENTÁRiO

Um Ferrari 250mm no Historic Challenge de 2001

A grande revelação, o autêntico protagonista do Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 1953, foi uma berlina desenhada e construída pelo mestre de carroceria Battista Pinin Farina de Turim sobre a mecânica do Ferrari 250 S. Provou ser um carro que agradava porque equilibrado e potente, sendo menos apelativo que os propostos por Touring e Vignale para o mesmo chassis. Foi assim que o 250 MM (de Mil Milhas, a corrida italiana em estrada mais conhecida do mundo, disputada de 1927 a 1957) marcou uma mudança de rumo para a indústria automobilística. E assim foi porque, com aquele carro, começou definitivamente a colaboração exclusiva entre o designer de Turim e a empresa de Maranello. Uma cooperação com tanto sucesso que ainda continua, tanto na frente técnica como na política, com a presença de Sergio Pininfarina (com o novo apelido fundido pela família de Turim em 1961) no conselho de administração do Cavallino. O ensaio geral para esta associação, que se tornou indissolúvel, teve lugar em 1952 com o compacto 212 Inter Cabriolet de dois lugares, mas com o 250 MM estabeleceu-se uma espécie de pacto segundo o qual todos os Ferrari teriam uma carroceria construída, ou pelo menos projectada, por Pininfarina. E este famoso carro, tão procurado pelos coleccionadores, marcou uma forma que se manteve como referência no segmento dos automóveis com grandes prestações e motor dianteiro. Foi um sucesso de imagem em todo o mundo que criou numerosos modelos de Maranello, muitos dos quais se converteram em marcos na história do automobilismo desportivo. É assinalável como desde 1953 a Ferrari assumiu uma linha exterior, um impacto visual muito mais austero que as propostas de Touring e Vignale - que para o 250 MM fez um spider estritamente bi-lugar e descapotável - mas que se converteu na marca de estilo de todos os carros construídos em Maranello. Com o 250 MM Pinin Farina revolucionou a estética de todos os carros vermelhos, com os faróis que já não estavam no arranque das palhetas, e sim colocados dos lados da grande calandra trapezoidal, sinal característico dos Ferrari daquela época. Desse modo a parte dianteira ficava arredondada como a traseira e as partes salientes reduziam-se ao mínimo tanto à frente como atrás, num conjunto compacto e aligeirado pelas janelas colocadas à altura dos cotovelos. Um estilo original e moderníssimo em muitos dos seus elementos, do severo asseio das linhas até às janelas deslizantes que continuamos a ver nos carros actuais. Um valor acrescentado para os carros do dia-a-dia que o tandem Ferrari-Pinin Farina soube repetir em todos os modelos posteriores ao primogénito 250 MM. Uma curiosidade: a versão especial, uma peça única entregue em 1954 ao presidente do Automóvel Clube de Itália da altura, Luigi Bertett, foi o último 250 MM, com o número de chassis 0356.

Mario Vicentini
- La Gazzetta dello Sport

PARLATÓRiO

Sempre existiram drogas mais potentes, mais calmantes, mais tranquilizantes, mais alucinógenas do que todas as drogas da farmacopeia antiga e da farmacologia moderna… Essas miracle-drugs, essas drogas-milagre são as palavras.
Dino Segre, aliás Pitigrilli

REPOSITÓRiO

António Palolo - Os Filmes

Entre o final da década de 1960 e 1978, António Palolo (Évora, 1946-Lisboa, 2000) realizou um conjunto extraordinário de filmes e experiências em filme. Os primeiros filmes, ainda em 8 mm, são animações a preto e branco, construídas a partir de procedimentos de recorte e colagem, que associam, com humor, imagens retiradas de revistas e elementos geométricos. Entre os diversos filmes em Super 8 mm realizados a partir do início da década de 1970, incluem-se Drawings/Lines (1971), sequência rítmica de desenhos em contínuo movimento, riscados diretamente na película; Lights (1972-1976), sequência de imagens abstratas criadas a partir de experiências de manipulação da luz; ou OM (1977-1978), filme em que o pensamento abstrato se transmuta no concreto da matéria, figurando a origem das coisas e o universo incomensurável. Esta exposição [na Culturgest] é uma oportunidade imperdível para finalmente conhecer um conjunto de filmes que, salvo raras exceções, e apesar da sua enorme importância, não apenas no contexto da obra de António Palolo, mas também na história da arte portuguesa, permaneceram demasiado tempo escondidos.

OBSERVATÓRiO

BdBd - Blogue de Banda Desenhada - Autores: Luiz Beira e Carlos Rico - As histórias em quadradinhos e o seu universo artístico, através de notícias, entrevistas, informações, comentários e ilustrações. IMAG.128-183

BREVIÁRiO

Warner/ZON Lusomundo edita em Blu-ray, O Nome da Rosa / Der Name der Rose (1986) de Jean-Jacques Annaud; com Sean Connery e F. Murray Abraham.

Assírio & Alvim edita O Mendigo e Outros Contos de Fernando Pessoa (1888-1935); organização de Ana Maria Freitas.
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EXTRAORDINÁRiO

OS SOBRENATURAIS - Folhetim Aperiódico

COMO GUARDAR O CORAÇÃO NA CAIXINHA DAS ESMOLAS - 1

16 de Janeiro de 1917
Cândido Roubeta olhou, numa ganância ansiosa, para a mulher Benedita, que suspirava com medo de fraquejar.
Tu achas, mesmo, que conseguimos? questionou-o ela, atormentada por alguma inquietação feminina.
Continua

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