segunda-feira, dezembro 11, 2017

IMAGINÁRiO #413

José de Matos-Cruz | 01 Abril 2013 | Edição Kafre | Ano X – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

CLÁSSICOS
Sugerindo oportunidades, suscitando expectativas, o panorama da banda desenhada em Portugal logrou um notável sucesso editorial, sob cancela Tinta da China, com o lançamento de Quim e Manecas - 1915-1918 de Stuart Carvalhais (1887-1961), a partir da exposição patente no 21º Amadora BD 2010, e integrada na comemoração dos 100 Anos da República. As peripécias e tropelias de dois garotos, por Lisboa e arredores, que envolvem referências políticas e sociais, de um mundo em radicais mutações, inspiraram o genial talento de um autor versátil, prolífico, motivando uma obra-prima artística, pelo testemunho irónico, exuberante, de uma modernidade estilística e sarcástica. Esta preciosa e estimulante monografia - com organização, introdução e glossário de João Paulo de Paiva Boléo, afirmando-se como um dos nossos investigadores / historiadores mais sistemáticos e criteriosos - permite, afinal, desfrutar um panorama integral e um apreço consistente sobre um excepcional clássico em quadradinhos de matriz nacional, e de incontornável relevância num panorama europeu.
IMAG.4-102-121-303-332-349-353

CALENDÁRiO

22ABR1912-29MAI2012 - Kaneto Shindo: Cineasta japonês, realizador de Filhos de Hiroxima / Gembaku no Ho (1952) ou de A Ilha Nua / Hadaka no Shima (1960), distinguido com Ordem Imperial da Cultura do Japão (2002).

1914-10JUN2012 - Maria da Silva Pires Keil do Amaral, aliás Maria Keil: Pintora e ilustradora portuguesa, casada com Francisco Keil do Amaral, distinguida com o Prémio Revelação Amadeo de Souza-Cardozo (1941) - «Menina, não é com a espátula que se pinta… É com o pincel!» (Abel Manta). IMAG.13-150-244-393

1921-14JUN2012 - Raul Nery: Guitarrista português do fado, distinguido com o Prémio Amália Rodrigues Carreira (2005) - «O guitarrista que mais desenvolveu o acompanhamento à voz» (Ricardo Pereira). IMAG.342-371

22JUN-JUL2012 - Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema apresenta O Cinema de António de Macedo - uma retrospectiva que abrange todos os filmes de longa, média e curta metragem do realizador de Domingo à Tarde (1965). IMAG.12-24-63-96-109-120-135-158-167-180-197-224-290-358-380

28-29SET2012 - Na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa, decorrem as 2ªs Conferências de Banda Desenhada em Portugal/CBDPT 2012, sendo coordenador Pedro Vieira de Moura, do Laboratório de Estudos de Banda Desenhada / LEBD.

VISTORiA

Ultimatum Futurista Às Gerações Portuguesas do Século XXI

Acabemos com este maelstrom de chá morno!
Mandem descascar batatas simbólicas a quem disser que não há tempo para a criação!
Transformem em bonecos de palha todos os pessimistas e desiludidos!
Despejem caixotes de lixo à porta dos que sofrem da impotência de criar!
Rejeitem o sentimento de insuficiência da nossa época!
Cultivem o amor do perigo, o hábito da energia e da ousadia!
Virem contra a parede todos os alcoviteiros e invejosos do dinamismo!
Declarem guerra aos rotineiros e aos cultores do hipnotismo!
Livrem-se da choldra provinciana e da safardanagem intelectual!
Defendam a fé da profissão contra atmosferas de tédio ou qualquer resignação!
Façam com que educar não signifique burocratizar!
Sujeitem a operação cirúrgica todos os reumatismos espirituais!
Mandem para a sucata todas as ideias e opiniões fixas!
Mostrem que a geração portuguesa do século XXI dispõe de toda a força criadora e construtiva!
Atirem-se independentes prá sublime brutalidade da vida!
Dispensem todas as teorias passadistas!
Criem o espírito de aventura e matem todos os sentimentos passivos!
Desencadeiem uma guerra sem tréguas contra todos os «botas de elástico»!
Coloquem as vossas vidas sob a influência de astros divertidos!
Desafiem e desrespeitem todos os astros sérios deste mundo!
Incendeiem os vossos cérebros com um projecto futurista!
Criem a vossa experiência e sereis os maiores!
Morram todos os derrotismos! Morram! PIM!
José de Almada Negreiros
- Poeta Futurista e Tudo

Nota: Este ultimatum deve ser lido pelo menos duas vezes prós muito inteligentes e d'aqui pra baixo é sempre a dobrar.

NOTICIÁRiO

Obra de Picasso Retirada de Leilão da Sotheby’s

A casa de leilões Sotheby´s recolheu inesperadamente uma obra de Pablo Picasso que deveria ser leiloada durante um evento de arte moderna e impressionismo, a 3 de Novembro, informou o jornal New York Times.
Arlequin (1909), para o qual a casa de leilão estima um valor acima de 30 milhões de dólares, ficará de fora da importante temporada de Outono de arte, segundo o jornal. Há rumores de que o trabalho terá sido retirado na sequência da crise no mercado financeiro global. A pintura foi incluída num catálogo que foi enviado para potenciais compradores este mês, segundo o Times. «O quadro foi retirado por razões particulares», disse David Norman, presidente do departamento de arte e impressionismo da Sotheby´s.
28OUT2008 - Mais Actual

MEMÓRiA

03ABR1783-1859 - Dietrich Knickerbocker, ou Jonathan Oldstyle, ou Geoffrey Crayon, aliás Washington Irving: Escritor americano, autor de A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça - «Os espíritos pequenos são controlados e subjugados pelo infortúnio; os grandes, porém, sabem como fugir à desgraça». IMAG.240

07ABR1893-1970 - José Sobral de Almada Negreiros: Escritor e artista plástico português, ligado ao modernismo - «Larga a cidade masturbadora, febril, / rabo decepado de lagartixa, / labirinto cego de toupeiras, / raça de ignóbeis míopes, tísicos, tarados, / anémicos, cancerosos e arseniados! / Larga a cidade!» (Cena do Ódio - excerto). IMAG.84-135-154-173-224-278-292-305-371

07ABR1943-1984 - Joaquim Agostinho: Ciclista português - «Era um obstinado. Ele dizia-se mesmo um emigrante do Desporto. Ia para o estrangeiro fazer o seu trabalho, pelo qual era pago. Media a quantia que ia ganhar e era suficiente para manter a sua família, que ele preservava e defendia. Nunca teve aquela ânsia furiosa da vitória» (Artur Lopes).

1881-08ABR1973 - Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Martyr Patricio Clito Ruíz y Picasso, aliás Pablo Picasso: Artista plástico e poeta espanhol - «Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas também há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol». IMAG.14-119-187-224-281-310-344-347-356-381

1618-09ABR1693 - Roger de Bussy-Rabutin: Escritor e memorialista francês - «Se muitas vezes esquecemos os ausentes, que estão mortos apenas por algum tempo, com maior razão se podem esquecer os mortos, que se ausentam para sempre».

PARLATÓRiO

Quando os amigos começam a lisonjear alguém por ter aparência jovem, pode essa pessoa estar certa de que pensam que ela está a ficar velha.
Washington Irving

ANTIQUÁRiO

04ABR1983 - Na Base Aérea de Edwards, Califórnia, a NASA lança o vaivém Challenger, comandado pelo engenheiro Paul J. Weitz, tendo regressado após cinco dias e oitenta e uma órbitas em redor da Terra. Da tripulação faziam parte o piloto Karol Bobko e os peritos Story Musgrave e Donald Peterson, que protagonizou o primeiro passeio de sempre de um astronauta fora de vaivém, durante mais de quatro horas. A 28JAN1986, o Challenger explodiu cerca de setenta segundos após outra descolagem, por defeito nos tanques de combustível - o maior acidente da história da exploração do espaço, tendo morrido os sete tripulantes, incluindo a professora Christa McAuliffe, primeira mulher civil a participar num voo espacial. 

 
INVENTÁRiO

Memórias de um Curso de Ilustração Infantil Organizado por Maria Keil


Como eram agradáveis aqueles fins de tarde em que nos reuníamos à volta da Maria. Ninguém era obrigado a estar presente, mas só faltávamos se não pudéssemos mesmo ir.
Quase todos tínhamos acabado de entrar nas Belas-Artes e, uma ou duas vezes por semana, lá estávamos nós a aprender como se fazem ilustrações para crianças. Mas a aprender de uma maneira diferente. Aprendíamos uns com os outros e todos com a Maria Keil!
Acho que ela também aprendeu alguma coisa connosco, pois lembro-me de como ficava contente ao ver crescer alguns desenhos...
Víamos os trabalhos que ela tinha feito ao longo dos anos e também como ia resolvendo cada desenho da mesma história que todos ilustrávamos. Chamava-se A Volta da Borboleta e era uma história que a avó Maria contava à neta, Leonor, ou que a neta contava à avó, pois todos sabemos que as histórias para crianças seguem, por vezes, as suas próprias regras, inventadas a cada instante pela imaginação de quem as conte e de quem as escuta.
Ainda hoje, cada vez que ilustro ou conto uma história aos meus filhos, me lembro daquela borboleta. Ainda hoje ela guarda todos os nossos desenhos feitos nesse atelier, em que a luz de fim de tarde entrava pela janela, enquanto nós imaginávamos a melhor maneira de contar a história. Era num terceiro andar com vista para a Casa da Moeda... Como foram felizes aqueles fins de tarde de 1982!
Pedro Morais - JUN2004

BREVIÁRiO

Planeta edita A Torre de Vigia de Ana María Matute; tradução de Sérgio Coelho.

VGM edita em CD, sob chancela Mu Records, Terra pelo ensemble Sete Lágrimas. IMAG.298-369
 

Sem comentários:

Enviar um comentário