quinta-feira, dezembro 07, 2017

IMAGINÁRiO #409

José de Matos-Cruz | 01 Março 2013 | Edição Kafre | Ano X – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

RESISTÊNCIA
Uma sofisticada ilustração narrativa, pelas atmosferas dum grafismo sensual, sangrento ou inexorável, o qual é tributário do imaginário épico-gótico na actual exploração por Hollywood, estiliza a criatividade narrativa e visionária do artista suiço Enrico Marini, nome maior da escola franco-belga de banda desenhada. Obra monumental, de maturidade e consagração, As Águias de Roma - em Livro III, com edição sob chancela Asa - é uma proposta para os fãs ávidos de emoções fortes, ambientada no esplendor imperial, pelo ano 9 d.C.
Em causa, o regresso à Germânia de Armínio, filho do príncipe Sigmar, e confiado por Augusto ao pai de Marco, com a mesma idade, um leal Tito Valério Falco… Disciplina, subjugação, cumplicidade, confronto, rivalidade amorosa, atravessam uma realidade tranquila ou violenta na aparência faustosa, sob a qual se ocultam forças decisivas, com influência sobre o bem e o mal. Entre vítimas e vencedores, predadores ou coniventes, sob estigmas sobrenaturais / demoníacos, eis símbolos / significados paralelos à mutação dos códigos de uma leitura sobre a história...
IMAG.8-17-25-56-344-378

VISTORiA

Sinto Vergonha de Mim

Sinto vergonha de mim
por ter sido educador de parte desse povo,
por ter batalhado sempre pela justiça,
por compactuar com a honestidade,
por primar pela verdade
e por ver este povo já chamado varonil
enveredar pelo caminho da desonra.

Sinto vergonha de mim
por ter feito parte de uma era
que lutou pela democracia,
pela liberdade de ser
e ter que entregar aos meus filhos,
simples e abominavelmente,
a derrota das virtudes pelos vícios,
a ausência da sensatez
no julgamento da verdade,
a negligência com a família,
célula-Mater da sociedade,
a demasiada preocupação
com o
eu feliz a qualquer custo,
buscando a tal
felicidade
em caminhos eivados de desrespeito
para com o seu próximo.

Tenho vergonha de mim
pela passividade em ouvir,
sem despejar meu verbo,
a tantas desculpas ditadas
pelo orgulho e vaidade,
a tanta falta de humildade
para reconhecer um erro cometido,
a tantos
floreios para justificar
actos criminosos,
a tanta relutância
em esquecer a antiga posição
de sempre
contestar,
voltar atrás
e mudar o futuro.

Tenho vergonha de mim
pois faço parte de um povo que não reconheço,
enveredando por caminhos
que não quero percorrer...

Tenho vergonha da minha impotência,
da minha falta de garra,
das minhas desilusões
e do meu cansaço.
Não tenho para onde ir
pois amo este meu chão,
vibro ao ouvir meu Hino
e jamais usei a minha Bandeira
para enxugar o meu suor
ou enrolar o meu corpo
na pecaminosa manifestação de nacionalidade.

Ao lado da vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti,
povo deste mundo!

De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes
nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
a rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto! 
Ruy Barbosa

PARLATÓRiO

Quando falares, cuida para que as tuas palavras sejam melhores do que o teu silêncio, e lembra-te de que alto deve ser o valor das tuas ideias, não o volume da tua voz. Falar sem pensar, é disparar sem apontar…
Por falta de um prego, perdeu-se uma ferradura. Por falta de uma ferradura, perdeu-se um cavalo. Por falta de um cavalo, perdeu-se um cavaleiro. Por falta de um cavaleiro, perdeu-se uma batalha. E assim, um reino foi perdido. Tudo, por falta de um prego…
George Herbert


Gosto de pensar que a minha música é, muitas vezes, verdadeira. Mas, às vezes, é fingimento e uma enorme fonte de fragilidade interior, que não pode ser disfarçada…
Bernardo Sassetti

MEMÓRiA

03ABR1593-01MAR1633 - George Herbert: Poeta, orador e padre anglo-galês - «Aquele que nada sabe, também não duvida de nada… Viver sem amigos, é morrer sem testemunhas».

1849-01MAR1923 - Ruy Barbosa: Escritor, filólogo, jurista e político brasileiro - «A mesma natureza humana, propensa sempre a cativar os subservientes, nos ensina a defender-nos contra os ambiciosos». IMAG.249

1891-05MAR1953 - Serguei Sergueievitch Prokofiev: Compositor, pianista e maestro russo - «Interessa-me um mais simples e melódico estilo para a música, um menos complicado estado emocional… Não conheço nada melhor, mais flexível ou mais completo do que a forma da sonata, que contem tudo o que é necessário para as minhas propostas estruturais» (1930). IMAG.117-284-319-375-389

1892-06MAR1973 - Pearl Sydenstricker Buck, aliás Pearl S. Buck: Escritora norte-americana, Prémio Nobel da Literatura em 1938 - «Muitas pessoas perdem as pequenas alegrias, enquanto aguardam pela grande felicidade». IMAG.87-376

CALENDÁRiO


08MAI-30SET2012 - Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema expõe Pathé - O Primeiro Império do Cinema; inclui uma selecção de equipamentos e objectos que retratam as várias áreas de actividade da Pathé desde a sua fundação (1896): a fonografia, as câmaras e projectores de cinema amador e profissional - entre estes, um exemplar do modelo de câmara utilizada pela Invicta Film nas suas principais produções.
IMAG.36-82-150-163-171-172-181-193-221-223-224-227-275-382

10MAI2012 - Midas Filmes estreia Rafa de João Salaviza; com Rodrigo Perdigão e Joana de Verona. IMAG.269


10MAI2012 - Columbia TriStar Warner estreia Sombras da Escuridão / Dark Shadows de Tim Burton; sobre o universo literário concebido por Dan Curtis, com Johnny Depp e Michelle Pfeiffer. IMAG.213

1970-10MAI2012 - Bernardo da Costa Sassetti Pais, aliás Bernardo Sassetti: Compositor e pianista português, bisneto de Sidónio Pais, sobrinho-neto de Luís de Freitas Branco, casado com Beatriz Batarda - «Quando me entusiasmo, ninguém me pára… Às vezes, acontecem pequenos, inesperados milagres! As imagens da música e a música das imagens complementam a criação artística que persigo… ». IMAG.310

1941-11MAI2012 - Tony DeZuniga: Ilustrador filipino de banda desenhada, radicado nos EUA (1962), criador de Black Orchid (1972), tendo trabalhado para DC Comics e Marvel Comics - «Tinha um estilo único, pelo menos quanto à banda desenhada americana, com uma excitante combinação de realismo e energia» (Mark Evanier). IMAG.67

1924-12MAI2012 - Domingos Marques: Tenor português, actor de teatro e cinema, protagonista de O Cantor e a Bailarina (1959 - Armando de Miranda) - «A voz foi um dom que Deus me deu».

1920-12MAI2012 - Eddy Paape: Argumentista e ilustrador belga de quadradinhos, autor de Luc Orient (1966) - «Um dos grandes criadores e desenhadores da banda desenhada franco-belga do Século XX» (Alexandre Ribeiro). IMAG.253

14MAI2012 - Maria João Worm é distinguida com o Prémio Nacional de Ilustração 2011, por Os Animais Domésticos. IMAG.289-301-325-359-386


BREVIÁRiO

Bertrand Editora lança O País dos Cágados de António Gomes de Almeida (história) e Artur Correia (desenhos). IMAG.17-92-128-256-278-312-365

Harmonia Mundi edita em CD, com DVD, Manuel De Falla [1876-1946]: Noches En los Jardines de España pelo pianista Javier Perianes, com Orquestra Sinfónica da BBC, sob a direcção de Josep Pons. IMAG.104-382

Bertrand edita O Anjo do Dilúvio de Margaret Atwood; tradução de Miguel Baptista. IMAG.330

Naive edita em CD, Hector Berlioz [1803-1869]: Harold en Italie - Les Nuits d’Eté - Le Roi de Thule por Antoine Tamestit e Anne Sofie Von Otter, com Les Musiciens du Louvre-Grenoble, sob a direcção de Marc Minkowski.
IMAG.54-78-84-254-308-405

Guerra & Paz edita Heróis da História de Portugal Como Nunca Foram Contados de Pedro Marta Santos.

Decca edita em CD, Ludwig van Beethoven [1770-1827] - The Symphonies pelo maestro Riccardo Chailly, com a Gewandhausorchester.
IMAG.134-163-202-204-210-228-229-236-237-239-255-268-285-298-303-323-360-375-384
 

Sem comentários:

Enviar um comentário