segunda-feira, novembro 13, 2017

IMAGINÁRiO #400

José de Matos-Cruz | 24 Dezembro 2012 | Edição Kafre | Ano IX – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

MASSACRE
Em 1991, e pela sétima vez em vinte anos, dois talentosos e dos mais perturbantes símbolos do cinema americano, o realizador Martin Scorsese e o actor Robert De Niro voltaram a filmar juntos, repetindo os rituais novelizados em The Executioner’s de John D. MacDonald, já transpostos sob a direcção de Jack Lee Thompson em Barreira do Medo (1962), com Robert Mitchum. Eis O Cabo do Medo / Cape Fear - explorando uma ameaça vindicativa e obsessiva. Em causa primordial, um criminoso psicopata dedica-se, primeiro de modo capcioso, e logo numa espiral de violência, a destruir o promotor de justiça que lograra condená-lo a catorze anos de prisão… Nesse desígnio sistemático, em que evolui um imaginário de fixação e paranóia, sob o signo do sadismo e do horror, Scorsese estabelece um complexo e fascinante desenvolvimento sobre os sinais físicos, morais ou sexuais - em erosão, conflito e rotura, quanto à própria família da vítima. Além de Nick Nolte e Jessica Lange no casal visado, o elenco inclui também, por subtil sarcasmo, três dos intérpretes principais de J.L. Thompson - Mitchum, Gregory Peck e Martin Balsam.

MEMÓRiA

27DEZ1822-1895 - Louis Pasteur: Químico e microbiólogo francês - «Qualquer criança me desperta dois sentimentos: ternura pelo que ela é, e respeito pelo que poderá vir a ser». IMAG.342

27DEZ1852-1908 - João Gonçalves Zarco da Câmara, aliás D. João da Câmara: Ficcionista, poeta, jornalista e dramaturgo português, autor de Os Velhos (1893) - «…Depois de ter passado pela barafunda de tantos literatos, todos eminentes, e que me enchem de admiração e de cansaço: parece que topo uma fonte, aberta em rocha viva, donde corre um fio de água límpido e frígido como um fio de lágrimas. Apaga-me a sede!» (Raul Brandão - Álbum Açoreano, 1903. IMAG.133-161-182-301

28DEZ1872-1956 - Pio Baroja: Escritor espanhol da Geração de ’98 - «Assim como a desgraça faz discorrer mais, a felicidade rouba todo o desejo de análise; por isso, é duplamente desejável».

28DEZ1922-2010 - Mariana Rey Monteiro: Actriz portuguesa de teatro, cinema e televisão, filha de Amélia Rey-Colaço e de Robles Monteiro - «Foi uma grande revelação, um grande sucesso. E, depois, foi desenvolvendo uma carreira brilhante» (Eunice Muñoz). IMAG.328

CALENDÁRiO

1938-10MAR2012 - Jean Henri Gaston Giraud, aliás Jean Giraud, aliás Gir, aliás Moebius: Artista francês de banda desenhada - «As minhas obras de ficção científica procedem mais a uma exploração do lado psíquico da assimilação, do poder potencial, do controlo e da projecção, do onírico... De conexão, algo clandestina, com os arquivos do passado e do presente, ou respectivos problemas filosóficos». IMAG.12-16-28-30-60-91-127-221

ANUÁRiO

1952-2010 - Christian Desbois: Editor e galerista francês, sob o signo dos quadradinhos, promotor de François Schuiten e Jacques de Loustal - «Interessa-me o imaginário da banda desenhada - mas nunca digo bd, pois esta sigla acabou por ter uma conotação pejorativa» (Livres Hebdo - 2007). IMAG.312

VISTORiA

SONETO

Amortecera o lume da lareira;
no pálido clarão, que o fundo esmalta,
a minha fantasia, que se exalta,
vê passar mil visões, como em fileira.
 
Como as fagulhas correm na madeira
e morrem, passam elas na ribalta;
nem uma só lembrança ali me falta,
de tanto que passei na vida inteira!
 
Oh deixem-me sonhar um sonho infindo!
Dormir é reviver. Quero, dormindo,
viver o meu passado tão risonho!
 
Não me despertes, anjo da saudade...
Tanto sonho já foi realidade;
já foi realidade…, e agora é sonho!
D. João da Câmara

TRAJECTÓRiA

JEAN GIRAUD

Um dos mais talentosos e versáteis criadores europeus de banda desenhada, Jean Giraud - aliás Gir - alcançaria justa consagração realista, a partir de 1963, recriando um lendário western sobre as façanhas do tenente Mike Steve - aliás Blueberry, numa saga imortal -, enquadradas por Forte Navajo. Um decénio depois, o prestígio internacional consolidou-se, como Moebius, através de explorações fantásticas, patentes num imaginário virtualmente estilizado, em humor e transcendência. Tal tendência, complexa mas fascinante, expandiu-se através de O Mundo de Edena - sobre um bizarro planeta, seus povos e heróis; ou das aventuras de John Difool - com o cineasta e ficcionista Alejandro Jodorowski.

PARLATÓRiO

A diferença entre a moral e a política está no facto de que, para a moral, o homem é um fim, enquanto que, para a política, é um meio. A moral, portanto, nunca pode ser política, e a política que for moral deixa de ser política.
Pio Baroja

Gir / Moebius

Entre Gir e Moebius, há uma partilha equitativa nos modos de me exprimir. O que pretendo é ter a possibilidade de passar entre eles, sem que cada um sofra a presença do outro. Tento que se manifestem em alternância - como na política, quanto à esquerda e à direita; ou em nós mesmos, os lados masculino e feminino. Penso que um homem que rejeita o seu lado feminino, não é um homem total. O ideal é ter o homem e a mulher em permanência - mas, se não for possível, devem evidenciar-se rotativamente. Quanto a Gir e ao Tenente Blueberry, tenho uma biblioteca bem fornecida - quanto a referências sobre o Oeste, os cavalos, a paisagem, as armas; e, também, razoavelmente organizada - sobre a banda desenhada nesta matéria, ou os meus autores preferidos. Tudo isso combina com o meu humor de momento, a capacidade que sinto para começar um trabalho... Procuro, afinal, um exercício delicado, de equilíbrio.
Moebius e Gir correspondem a duas formas de ser que encontramos no nosso íntimo, que em geral coabitam e, no melhor dos casos, se completam; e, no pior, se excluem. Como Moebius, decorram as minhas histórias na actualidade ou no futuro, têm um eco fácil quanto a todo o mundo - seja americano, australiano, indiano, português, israelita, inglês ou escandinavo. Algo que me faz sentir um rosto, o projecto colectivo de uma raça que vai às estrelas, coloca a tecnologia ao seu serviço e tudo sobrepõe. Mas as minhas obras de ficção científica não se fundam apenas nessa base, procedem mais a uma exploração do lado psíquico da assimilação, do poder potencial, do controlo e da projecção, do onírico... De conexão, algo clandestina, com os arquivos do passado e do presente, ou respectivos problemas filosóficos... Tudo, aspectos misturados de uma maneira por vezes anárquica, mas é o meu modo de criar.
Jean Giraud

BREVIÁRiO

Universal edita em DVD, Cape Fear - Collection de J. Lee Thompson (1962) e Martin Scorsese (1991).
IMAG.12-27-41-44-61-67-81-85-109-113-134-217-244-246

ANTIQUÁRiO

OUT-DEZ1872 - Neste período, exportam-se dos portos de Portugal, com destino a Bristol, Glowcester e Swansea, 3.010 toneladas de enxofre, 14 de zinco, 617 de manganês, 57 de chumbo e 833 de cobre, tudo no valor de 117:067$725 réis. Os principais signatários foram J. Mason e Richardson.

25DEZ1942 - No universo em quadradinhos concebido por Guido Crepax, nasce Valentina Rosseli - que apareceu pela primeira vez, secundária, na revista Linus de 1965, em La Curva di Lesmo, sendo protagonista o companheiro Neutron - um justiceiro com poderes supranormais e electrónicos - com a identidade secreta de Philip Rembrandt, prestigiado crítico de arte. Guido Crepax revelou tais origens vivenciais em Valentina Intrépida (1975), aliando-os em narrativa paralela ao passado próprio de Rembrandt / Neutron, através de uma estrutura embrionária e memorial. IMAG.40

28DEZ1922 - Representantes da Rússia, da Transcaucásia, da Ucrânia e da Bielorrúsia reúnem-se em Conferência destinada a aprovar o Tratado de Criação da URSS/União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, confirmado pelo I Congresso dos Sovietes e, em 30DEZ, assinado pelos chefes das delegações presentes. Sendo líder Vladimir Lenine, a União Soviética adoptou uma Constituição baseada na Ditadura do Proletariado, e declarou a propriedade pública da terra e dos meios de produção.


1857-31DEZ1862 - O rendimento dos omnibus da Companhia Lisbonense - instituída em 1835, e empregando desde então no serviço 1.005 cavalgaduras, que custaram 114.987$000 réis - é, neste período, de 1.058.509$460 réis.

Sem comentários:

Enviar um comentário