domingo, outubro 15, 2017

IMAGINÁRiO #388

José de Matos-Cruz | 24 Setembro 2012 | Edição Kafre | Ano IX – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

AVENTURAS
A intemporalidade dos heróis, forjados entre a sagração clássica em quadradinhos e a virtual ressurreição pelo cinema, atinge um novo clímax com As Aventuras de Tintin - além da transfiguração em grande ecrã, pelo talento de Steven Spielberg - reeditadas em versão fac similada sob chancela Asa, evocando o encanto primordial do imaginário concebido por Hergé - aliás, Georges Prosper Remi (1907-1983).
Tal projecto de uma nova colecção entrelaça, ainda, a nostalgia artística e uma afeição peculiar, pela expectativa de um lançamento segundo a ordem original de publicação em Portugal. Assim, tudo (re)começa com Tintin Na América, ao tempo da lei seca, acompanhado de Milú. Em Chicago, o jovem e intrépido repórter é raptado por gânguesteres às ordens de Al Capone. Logrando escapar mais para Oeste, chega ao território dos índios Pés Negros, desafia a morte na forca, e é enfim reabilitado em apoteose triunfal, antes de um regresso à velha Europa… Emoções, tropelias, desafios, desvarios, sagrando o sortilégio histórico e o fascínio modernista da saga fundamental em banda desenhada de inspiração franco-belga.
IMAG. 131-136-210-217-245-250-252-317-323-350

CALENDÁRiO

26NOV2011-11MAR2012 - No Porto, Museu de Arte Contemporânea de Serralves expõe Outra Vez Não, Eduardo Batarda. IMAG.146

1924-08DEZ2011 - Luiz Francisco Rebello: Dramaturgo português, crítico, ensaísta e investigador teatral, Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores (1973-2003) - «Particularmente importantes, foram os seus trabalhos pioneiros sobre a história da Revista» (Rui Vieira Nery). IMAG.19-68-157-169

01JAN1922-08DEZ2011 - Jerry Robinson: Artista americano de banda desenhada, criador de Robin ou de Joker na saga de Batman, co-fundador do International Museum of Cartoon Art - «Foi um inovador, um pioneiro na arte de contar histórias… A partir de hoje, as ruas de Gotham City ficarão um pouco mais melancólicas» (Mike Marts).

15DEZ2011 - Crim produziu, e estreia Efeitos Secundários de Paulo Rebelo; com Rita Martins e Nuno Lopes.

16-31DEZ2011 - Espaço Exposições - Lounge apresenta, na Marina de Cascais, Exposição de Pintura de Dário Vidal, António Trindade, Diogo Navarro e Joana Motta Guedes.

1944-17DEZ2011 - Sérgio Borges: Cantor português, vocalista e fundador do Conjunto Académico João Paulo, distinguido com o Galardão da Cultura/Madeira (2005).

MEMÓRiA

25SET1682-1764 - Jean-Philippe Rameau: Organista e compositor francês - «O nosso herói das semicolcheias» (Voltaire). IMAG.340-382

1863-26SET1952 - Jorge Agustín Nicolás Ruiz de Santayana y Borrás, aliás George Santayana: Escritor e filósofo espanhol - «O que os outros pensam de nós teria pouca importância, se não influenciasse tão profundamente o que pensamos de nós próprios».

1663-28SET1742 - Jean Baptiste Massillon: Escritor e pregador francês, Bispo de Clermont - «A calúnia é um fogo devorador, que consome tudo em que toca, e que enegrece o que não pode consumir».

28SET1932-1973 - Victor Jara: Poeta e cantor chileno, activista político - «Me despierto con ganas tremendas de escribirte para contarte lo que me sucedió anoche 24 de diciembre. Serían como las 12:10 cuando sonó el teléfono, nosotros dormíamos profundo, lo de siempre cuando te despiertas antes de haber terminado su noche, ¿quién será? ¿Porqué tan tarde? etc. La llamada era de Chile, para decirme que formaba parte de los perdonados, que era parte del paquete de regalo de pascua que la dictadura ofrecía este año. La voz querida de mi hermana sonaba radiante, ¿te acuerdas Víctor de su voz? ¡Se te acabó el exilio hermano, se te acabó el exilio! Por un segundo compartí de corazón su alegría, la alegría de tantos otros que pelean todos los días a brazo partido por el fin del exilio y que en mi caso consiguieron mi perdón. Perdón, ¿pero de qué, Dios mío me pregunto? ¿Me están perdonando tus 40 balas por la espalda?» (Carta de Ángel Parra a Victor Jara - 1987, excerto).

29SET1912-2007 - Michelangelo Antonioni: Cineasta italiano - «Não me considero um sociólogo ou um político. Nos meus filmes, procuro apenas imaginar o que será o futuro, e como se representará». IMAG. 99-158-206-264-319-343

VISTORiA

Augusta - Que lhes interessa agora o que eu julgava então? Quando pensava na morte, era sempre como uma coisa distante, que só mais tarde havia de vir… E enquanto não viesse, precisava de me agarrar a uma certeza qualquer, uma certeza que me ajudasse a vencer o medo que tinha… O medo que todos nós temos da morte!
Luiz Francisco Rebello
- Alguém Terá de Morrer (1956 - excerto)

INVENTÁRiO

O MISTÉRIO DE ANTONIONI
Autor de alguns filmes notáveis, clássicos da cinematografia italiana - de O Grito (1957) a Deserto Vermelho (1964), passando por A Aventura (1960), A Noite (1961) ou O Eclipse (1962) - detonadores de consciência crítica, pelo testemunho realista dos conflitos individuais e sociais, com forte inscrição cultural e europeia, Michelangelo Antonioni (1912-2007) consagrar-se-ia entre os maiores realizadores de sempre. Logrando uma perspectiva internacional, a partir de Blow Up - A História de Um Fotógrafo (1966), a sua actividade tornou-se mais escassa, adquirindo todavia um exemplar rigor e extraordinário apuro estético que, abstraindo do pontual infortúnio em Zabriskie Point - Deserto de Almas (1970), alcançou expoente e consagração com Profissão: Repórter (1975).
Explorando O Mistério de Oberwald (1980) - baseado em A Águia de Duas Cabeças de Jean Cocteau - Antonioni enveredaria por um desafio de vanguarda, precursor e prospectivo quanto aos suportes convencionais do cinema: rodado em vídeo, a que se seguiu - após uma montagem por meios electrónicos - a conversão dos respectivos materiais em película. À altura, um processo laboratorial complexo, mas que suscita deslumbrantes efeitos plásticos, em espécie de contraponto formal à densidade romântica do entrecho: o encontro excepcional com uma rainha viúva, por quem se apaixona um jovem poeta, com a incumbência de a assassinar. Protegendo-o da sua guarda, a soberana compele-o, porém, ao cumprimento da missão original, num entrechocar de sentimentos e conflitos pessoais, enredados por interesses e compromissos de uma perversa engrenagem do poder em transe, ante o seu desígnio histórico.

ANTIQUÁRiO


JAN-SET1872 - Neste período, a exportação de vinho pela Alfândega do Porto foi no valor de 6:016:887$600 réis.

PARLATÓRiO

Nenhum estado de ânimo desgoverna tanto a vivência do homem como o ciúme, posto ser ele flecha envenenada que se crava, simultaneamente, no coração do amante e no orgulho do homem.
Um acesso de ciúme pode levar um homem a cometer acções tão indignas que, uma vez passada a vertigem da suspeita, ele se encontre grandemente envergonhado.
Jean Baptiste Massillon


International Museum of Cartoon Art
O International Museum of Cartoon Art - agora na Florida - abriu em 1993, no Mizner Park, com a participação de um número significativo de artistas da banda desenhada. A comissão organizadora foi integrada - entre outros - por Mort Walker, Will Eisner, Mel Lazarus e eu próprio. Durante vinte anos, o Museu - dedicado aos criadores de todo o mundo - permaneceu num castelo histórico, na periferia de Nova Iorque, mas instalações ficaram superlotadas. Entretanto, dispõe de várias galerias, que permitem exposições permanentes ou especiais, de uma biblioteca com mais de dez mil livros, de uma videoteca com centenas de horas de registos. A nossa colecção inclui mais de cem mil originais. Temos um Pátio da Fama, uma Cave do Cartoon Pré-Histórico, um Estúdio de Arte, um Centro do Riso e uma Cidade dos Bonecos. Dedicamo-nos a múltiplas actividades - culturais, educativas e de entretenimento - para jovens e adultos, além de estudantes e investigadores.
Jerry Robinson
(1996 - a José de Matos-Cruz)

BREVIÁRiO

Casa das Letras edita O Terceiro Homem de Graham Greene (1904-1991); tradução de Sofia Gomes. IMAG.10-160-180-387

Universal edita em CD, sob chancela Deutsche Grammophon, Resonances por Hélène Grimaud. IMAG.210-365

Relógio d’Água edita O Olhar da Mente de Oliver Sacks; tradução de Miguel Serras Pereira.

Cavalo de Ferro edita Auto-de-Fé de Elias Canetti (1905-1994); tradução de Luís de Almeida Campos.

COMENTÁRiO

Prefácio
Não está aqui mais um sistema de filosofia. Se o leitor sentir vontade de sorrir, sorrirei com ele… Estou, meramente, a tentar exprimir os princípios para os quais o leitor apela, quando sorri.
Não peço a ninguém para pensar comigo, se as preferências vão para outros. Que cada qual abra como possa as janelas da alma, para que diante dela a variedade das perspectivas se espalhe com mais brilho.
George Santayana
- Scepticism and Animal Faith - Introduction to a System of Philosophy (1923)

Sem comentários:

Enviar um comentário