PRONTUÁRiO
HUMORES
Após
uma primeira geração de notáveis artistas pioneiros, a banda
desenhada de expressão franco-belga explora distintos horizontes e
protagonistas, sob a estratégia das principais editoras, e visando
um mais amplo público. Aos aliciantes da aventura correspondem os
temas alternativos, revelando-se versáteis grafismos. Humor
estilizado, como testemunho da realidade actual, eis uma receita de
sucesso - que, em quadradinhos, se destina especialmente aos leitores
adultos.
Da irrisão política à caricatura social, envolvendo
tempos de crise e período de férias, sob chancela Asa, Os
Campistas -
por Veerle Swinnen & Dugomier (argumento) e Eric Maltaite
(ilustração) - desvenda a tórrida e agitada vizinhança no Parque
de Campismo Bela-Vista;
em contraste, Os
Funcionários -
por Béka (argumento) e Bloz (ilustração) - reporta um quotidiano
burocrático e contestatário, Sempre
Em Festa! Sátira
hilariante, sarcasmo e ironia - o objectivo é rir, sem inibições
ou tácticas de sofisticação - em situações ambíguas, radicais,
entre a identificação individual e a exacerbação colectiva.
CALENDÁRiO
23OUT1917-21SET2011
- Júlio Martins Resende da Silva Dias, aliás Júlio Resende:
Artista plástico português, distinguido com o Prémio
AICA/Associação Internacional de Críticos de Arte - «Às vezes,
pergunto-me: tu achas que valeu a pena? Essas dúvidas também doem
muito. Não sei se valeu a pena. O futuro o dirá, talvez».
IMAG.132-168
04-13NOV2011
- Celebrando «o cinema enquanto criação artística», decorre o
Lisbon & Estoril Film Festival.
MEMÓRiA
24JUN1542-1591
- Juan de Yepes, aliás São João da Cruz: «Nessa noite ditosa, /
secretamente, que ninguém me via, / de nada curiosa, / sem outra luz
nem guia / senão a do coração que me ardia» (Noite
Escura). IMAG.350
24JUN1842-1914
- Ambrose Gwinnett
Bierce: Escritor e editor
americano - «A erudição é poeira caída de um livro sobre um
crânio vazio».
25JUN1852-1926
- Antonio Gaudi: Arquitecto catalão - «A criação prossegue
incessantemente por intermédio do homem, mas o homem não cria:
descobre». IMAG.154
26JUN1892-1973
- Pearl Sydenstricker Buck, aliás Pearl S. Buck: Escritora
norte-americana, Prémio Nobel da Literatura em 1938 - «Quando cessa
a vigilância e os esforços dos bons em todo o país, predominam os
homens maus». IMAG.87
1891-26JUN1982
- Alfredo Rodrigo Duarte, aliás Alfredo Marceneiro: Português,
fadista - «É sempre tristonha e ingrata /Que se torna a despedida /
De quem temos amizade / Mas se a saudade nos mata / Eu quero ter
muita vida / Para morrer de saudade» (Despedida
- excerto). IMAG.175-261-317-371
28JUN1712-1778
- Jean-Jacques Rousseau: Escritor e filósofo suíço, teórico
político - «O verdadeiro fundador da sociedade civil foi o primeiro
que, tendo cercado um terreno, se lembrou de dizer “isto é meu”,
e encontrou pessoas suficientemente simples para acreditá-lo.
Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não
pouparia ao género humano aquele que, arrancando as estacas ou
enchendo o fosso, tivesse gritado aos seus semelhantes: “Defendei-vos
de ouvir esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os
frutos são de todos e que a terra não pertence a ninguém”».
IMAG.185-270-309
1883-29JUN1982
- Henry King: Cineasta americano - «Quando se faz um filme,
trabalhamos durante meses a preparar a história, a aprontá-la, a
juntar uma equipa, a constituir um staff
à nossa volta, a arranjar um guarda-roupa, a construir os cenários,
a pesquisar, a ter tudo preparado. Quando começamos a rodá-lo,
tornou-se uma grande empreitada. Quando o terminamos, quando se acaba
a montagem e o enviamos para visionamentos, acabou-se tudo».
IMAG.77-169
30JUN1232
- O Papa Gregório IX canoniza Santo António de Lisboa, na cidade de
Espoleto. Neste mesmo dia, segundo a tradição, repicam os sinos das
diversas torres de Lisboa, sem impulso de ninguém.
IMAG.76-112-215-237-254-307-326-327
VISTORiA
Modo
de não impedir o tudo:
Quando
reparas em alguma coisa,
deixas
de arrojar-te ao tudo.
Porque
para vir de todo ao tudo,
hás
de negar-te de todo em tudo.
E
quando vieres a tudo ter,
hás
de tê-lo sem nada querer.
Porque
se queres ter alguma coisa em tudo,
não
tens puramente em Deus teu tesouro.
São
João da Cruz
PARLATÓRiO
Mesmo
quando cada um de nós pudesse alienar-se, não poderia alienar a
seus filhos: eles nascem homens e livres, a sua liberdade
pertence-lhes e ninguém, senão eles, pode dispor dela. Antes de
chegar à idade da razão, o pai pode, em seu nome, estipular as
condições de sua conservação, do seu bem-estar. Porém, sem
dá-los irrevogável e incondicionalmente, porque um dom semelhante
contraria os fins da natureza e sobrepõe os limites da finalidade
paternal. Seria, pois, preciso para que um governo arbitrário fosse
legítimo, que, em cada geração, o povo fosse dono de aceitá-lo ou
de rejeitá-lo. Porém, o governo não seria, então, arbitrário.
Jean-Jacques
Rousseau
A
mente verdadeiramente criativa em qualquer campo não é mais que
isto: uma criatura humana nascida anormalmente, inumanamente
sensível. Para ele, um toque é uma pancada, um som é um ruído, um
infortúnio é uma tragédia, uma alegria é um êxtase, um amigo é
um amante, um amante é um deus e o fracasso é a morte. Adicione-se
a este organismo cruelmente delicado a subjugante necessidade de
criar, criar, criar - de tal forma que sem a criação de música ou
poesia ou literatura ou edifícios ou algo com significado, a sua
respiração lhe é cortada. Ele tem que criar, deve derramar
criação. Por qualquer estranha e desconhecida urgência interior,
não está realmente vivo a menos que esteja criando.
Pearl
S. Buck
BREVIÁRiO
Ulisseia
edita Os Armários Vazios de
Maria Judite de Carvalho (1921-1998).
Presença
edita O Grande Gatsby (1925)
de F. Scott Fitzgerald (1896-1940); tradução de José Rodrigues
Miguéis. IMAG.161-303-334
Ramée
edita em CD, Georg Friedrich Händel
[1685-1759]: Suites de Piéces
Pour le Clavecin pelo
cravista Cristiano Holtz. IMAG.196-222-243-253-296
Cotovia
edita Histórias de Imagens
de Robert Walser (1878-1966); tradução de Pedro Sepúlveda.
IMAG.200
Movieplay
Classics edita em CD, As
Sonatas Para Violino e Piano de
Óscar da Silva (1870-1958) e Armando José Fernandes (1906-1983) por
Bruno Monteiro (violino) e João Paulo Santos (piano).
Guimarães
edita Principais Poemas de
Edgar Allan Poe (1809-1849);
introdução de Fernando Pessoa, traduções de Fernando Pessoa e
Margarida Vale de Gato. IMAG.66-211-244-254
INVENTÁRiO
Júlio
Resende
Júlio Resende diplomou-se em Pintura, em 1945, pela Escola Superior de
Belas-Artes do Porto, onde foi discípulo de Dórdio Gomes. Fez a sua
primeira aparição pública em 1944, na I Exposição dos
Independentes. Em 1948, partiu para Paris, recebendo formação de
Duco de la Haix e de Otto Friez. O trabalho produzido em terras
gaulesas é exposto em Portugal, em 1949, e as propostas actualizadas
que Resende demonstra têm reflexo nos artistas portugueses,
definindo a sua vocação de expressionista. Assimilou algum cubismo,
que vai construir na sua fase alentejana, e mais tarde, no Porto,
desenvolveu uma pintura caracterizada pela plasticidade e pela
dinâmica, de malhas triangulares ou quadrangulares, aproximando-se
de forma progressiva da não-figuração. Do geometrismo ao
não-figurativismo, do gestualismo ao neofigurativo, a sua arte
desenvolveu-se numa encruzilhada de pesquisas, cuja dominante será
sempre expressionista e lírica. Pintor de transição entre o
figurativo e o abstracto, distingue-se também como professor,
trazendo à Escola do Porto um novo espírito, aos alunos que a
frequentaram na década de 1960. A obra pictórica de Júlio Resende
revela como percebeu a pintura europeia, pois a observou,
experimentou e soube transmitir aos pintores e aos alunos que formou
na Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Uma das suas obras mais
conhecidas é «Ribeira Negra», no Porto.
VISTORiA
A
Abandonado
- s. e adj. O que não tem
favores para outorgar. Desprovido de sorte. Amigo da verdade e do
senso comum.
Abdicação
- s. Acto mediante o qual um soberano demonstra perceber a alta
temperatura do trono.
Abdómen
- s. Templo do deus Estômago,
ao qual rendem culto e sacrifício todos os homens autênticos. As
mulheres só prestam a esta antiga fé um sentimento vacilante. Por
vezes, oficiam no seu altar, de modo tíbio e ineficaz, mas sem
veneração real pela única deidade que os homens verdadeiramente
adoram. Se a mulher manobrasse a seu gosto o mercado mundial, a nossa
espécie tornar-se-ia erbívora.
Aborígenes
- s. Seres de escasso mérito
que entorpecem o dolo de um país recém-descoberto. Cedo, deixam de
entorpecer; então, fertilizam.
Ambrose
Bierce
-
O Dicionário do Diabo (1906-1911
- excerto)
EXTRAORDINÁRiO
OS
HUMANIMAIS - Folhetim Aperiódico
A
PENA DURA EM PEITO MOLE
- 9
O
que havia de se fazer a uma consumição daquelas
farfalhuda, porém sem aparentemente gravidade e, ainda por cima, do
género feminino?
Despachá-la
para a Cadeia do Aljube?
Encerrá-la
no Hospital de Rilhafoles?
Ora,
meia população deste transviado Reino de Portugal teria, então,
que ser circunscrita ao Alentejo ou degredada em África.
– Continua
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