José
de Matos-Cruz | 08 Fevereiro 2012 | Edição Kafre | Ano IX – Semanal –
Fundado em 2004
PRONTUÁRiO
RECORDAÇÕES
A
partir dos anos ’80, do século passado, a produção fílmica sob
chancela de Hollywood assumiu profundas mutações, marcadas pela
evolução e a sobrevivência. Além dum olhar já estilizado pelo
espectáculo virtual, entre o grande e o pequeno ecrãs, tal sucessão
mediática processou-se numa expressão híbrida quanto a temas ou
géneros, tendo em vista um agrado espontâneo por toda a gente. Em
paralelo, diluiu-se o carácter das personagens e a carisma dos
intérpretes. São pormenores que escapam ao público actual,
propício ou preparado por uma uniformização dos meios audiovisuais
- cinema, televisão, vídeo - interligados para uma exploração
sucedânea e globalizadora. Mas as transformações tornam-se
patentes, ao repreciarmos o fascínio dos clássicos... Em mais uma
prodigiosa ressurreição, eis o que nos oferece Uma
Mulher Para Dois / Design For Living
(1933) de Ernest Lubitsch. O contraste de culturas e mentalidades, de
afeições e vivências, de compromissos e opções, é estilizado na
fábula de dois americanos em Paris, que uma mulher converte no
sortilégio da Velha Europa sobre as correspondências do Novo Mundo.
Sátira à moda antiga, ou fascínio do cinema clássico?...
MEMÓRiA
1924-07FEV1952
- Sebastião da Gama: «Pelo sonho é que vamos, / comovidos e mudos.
/ Chegamos? Não chegamos? / Haja ou não haja frutos, / pelo sonho é
que vamos. // Basta a fé no que temos, / Basta a esperança
naquilo / que talvez não teremos.» (O
Sonho).
11FEV1282
- Em Barcelona, formalizam-se os desposórios, por procuração,
entre El-Rei D. Diniz I de Portugal e a Infanta D. Isabel, filha de
El-Rei D. Pedro de Aragão; a boda foi celebrada em Trancoso, a 26JUN
do mesmo ano. IMAG.305
ANUÁRiO
61
dC-112 dC - Caius Plinius Caecilius Secundus, aliás Plínio o Novo:
Em sua companhia, «iremos ao Senado, onde, sem a preocupação com
os factos, as leis, a eloquência, se julgam politicamente crimes de
direito comum, onde os cônsules imperiais dissimulam, graças a
privilégios republicanos, a realidade da sua servidão; à Basílica
Júlia, repleta tanto de entusiastas sinceros quanto de rumores
pagos; à sala de leituras, onde os gritos de alegria acabam num
bocejo; ao Palácio das Vestais, onde Junia trata da doença sofrida
por Fânia; e reencontraremos, sob o Pórtico, Espurina, muito
incomodado pela comissão de Régulo; ao Templo da Concórdia, onde
Cúrio, o filho mau, chora a fortuna e não a ternura da ausência
materna» (Eugéne Alain). IMAG.308
1922-2006
- Victor Palla: Arquitecto e designer,
Prémio Nacional de Fotografia em 1999 - «A originalidade e o
carácter inédito do seu percurso documentam uma sensibilidade
profundamente plástica que reinventa, reinterpreta e cruza
sucessivamente os diferentes media, sem determinação hierárquica,
numa experimental vontade de contaminação e consequência» (Lígia
Afonso). IMAG.92-226
COROLÁRiO
RETRATOS
Artista
plástico, investigador e professor universitário, Artur Ramos é
autor de Retrato - O Desenho
da Presença, obra editada
por Campo da Comunicação, e distinguida com o Prémio José de
Figueiredo 2011, atribuído pela Academia Nacional de Belas-Artes.
Tendo prefácio de Adriana Veríssimo Serrão, e o apoio da Faculdade
de Belas Artes da Universidade de Lisboa, da Fundação Para a
Ciência e Tecnologia, da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação
D. Luís I, eis parâmetros e objectivos: «Dividimos as matérias
que envolvem o desenho de retrato em três áreas de conhecimento. Na
primeira incluímos a abordagem anatómica, os processos de mediação
e síntese geométrica da cabeça, as teorias que abrangem as
proporções da cabeça e por fim a expressão do rosto. Numa segunda
área encontramos os diversos estudos fisionómicos e
fisiognomónicos, as teorias sobre a harmonia dos traços do rosto e
os ideais de Beleza aplicados no retrato não só como reflexo de
teorias de arte não especificamente aplicáveis ao retrato, mas
também como produto de um modo particular de registo gráfico. Por
fim, e para estender o retrato além de um exercício de
representação de modo a que se possa abarcar alguns dos seus
sentidos mais gratificantes, falamos da natureza do olhar, da
serenidade do retrato, da ética do desenhador enquanto retratista e
da consciência que o retratar nos dá de nós, da nossa vida ou da
nossa identidade.»
COMENTÁRiO
A
inspirar Uma Mulher Para Dois
(1933), esteve Design
For Living, peça teatral de
Noel Coward, que o prestigiado Ben Hecht adaptou à realização e
produção de Ernest Lubitsch (1892-1947), para Paramount. Este homem
e artista «tão forte que, quando Hollywood lhe pediu para lá
trabalhar (1921), não só não perdeu o seu estilo berlinense como
ainda converteu a indústria americana ao modo pessoal de expressão»,
como evocaria Jean Renoir, continua a deslumbrar-nos com um
perturbante sortilégio.
Ernest
Lubitsch mantém-se fiel à original intencionalidade irónica,
transgressiva, sobre os desafios e opções que motivam ou se
reflectem pelo convencional triângulo amoroso. Em causa, as
aventuras e peripécias sentimentais de George e Tom, um actor e um
dramaturgo ianques em Paris. Inevitavelmente, ambos se apaixonam pela
bela e desinibida Gilda, que partilha uma afeição indecidida pelos
dois. Assim, resolvem o imbróglio da maneira mais simples e natural
- vivendo juntos...
Sob
o signo da comédia de costumes insinuante, cúmplice, Uma
Mulher Para Dois transfere
tal enleio para a carisma dos protagonistas - uma irresistível
Miriam Hopkins, entre os varonis ou cavalheirescos Fredric March e
Gary Cooper. Para além das caprichosas situações, da carga
vitalista, sobressai um diálogo calibrado pelos subentendidos e
equívocos. O resto é o espírito subtil, envolvente, o toque
sensual e inebriante de Ernest Lubitsch - um mestre do imaginário e
da magia cénica.
VISTORiA
Ao
imperador Tibério foi anunciado por uma embaixada de Olisiponenses,
enviada para esse efeito, que tinha sido visto e ouvido numa certa
gruta, tocando búzio, um Tritão sob a forma que é conhecida. E não
são mentira as Nereides, com o corpo áspero coberto por escamas,
mesmo na parte em que têm figura humana. Porque também na mesma
costa litoral foi vista uma, cujo triste canto de agonia os
habitantes ouviram de longe, e um governador da Gália sob o Divino
Augusto escreveu-lhe que muitas destas Nereides apareceram mortas na
costa.
Plínio
o Novo
-
Historia Naturalis
O sol já se escondeu...
Precisamente
quando,
feliz,
eu
desatei a cantar.
(Só
por feliz eu cantei).
Agora quero acabar,
que
já me dói a garganta
mas
vou ainda cantando,
temendo
dar
por mim de novo triste
assim
que esteja calado
(...Como
se a minha Alegria
nascesse
de eu ter cantado).
Sebastião
da Gama
-
Serra-Mãe
BREVIÁRiO
Alambique
edita em DVD, Uma Mulher Para
Dois / Design For Living
(1933) de Ernest Lubitsch; com Gary Cooper e Miriam Hopkins.
IMAG.156-356
Editorial
Presença lança Diário de
Sebastião da Gama (1924-1952); coordenação de João Reis Ribeiro.
Esquilo
edita Cristianismo Iniciático
- O Que Nunca Leu Sobre o Cristianismo de
António de Macedo. IMAG.12-24-63-96-109-120-135-158-167-180-197-224
Universal
edita, sob chancela Deutsche Grammophon, Karol Szymanowski
[1882-1937]:
Concerto para Violino Nº 1, Sinfonia Nº 3 pelo
violinista Christian Tetzlaff e por Wiener Philharmoniker, sob a
direcção de Pierre Boulez. IMAG.343
Saída
de Emergência edita O Homem
do Castelo Alto de Philip K.
Dick (1928-1982); tradução de David Soares. IMAG.136-186-207
Guimarães
edita Antologia Poética de
Jorge de Sena (1919-1978).
IMAG.60-67-87-112-181-202-249-264-268-305-313-329-332
CALENDÁRiO
1918-26ABR2011
- Vitorino Magalhães Godinho: Historiador, professor universitário,
autor de Ensaios e Estudos -
Uma Maneira de Pensar (2009)
- «Foi até ao fim um cidadão empenhado, preocupado com o
lançamento das bases de uma sociedade democrática» (Guilherme
d’Oliveira Martins). IMAG.207-244
28ABR2011
- Na Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, Artistas Unidos
expõe Sim - Pintura e Desenho
(2000-2011) de Sofia Areal.
IMAG.94-333
28ABR2011
- No Cinema São Jorge, é inaugurada a Sala Manoel de Oliveira.
IMAG.
2-11-23-41-42-60-68-72-74-83-134-158-164-165-170-175-178-190-199-201-203-205-206-208-214-221-222-224-225-237-241-242-244-248-256-277-283-285-287-295-335-347
28ABR2011
- ZON Lusomundo estreia O
Estranho Caso de Angélica de
Manoel de Oliveira; com Ricardo Trêpa e Pilar López de Ayala.
24JUN1911-30ABR2011
- Ernesto Sabato: Artista plástico, ensaísta e romancista
argentino, autor de O Túnel
(1948), distinguido com o Prémio Cervantes (1984) - «Sou um
anarquista! Mas um anarquista no melhor sentido da palavra. As
pessoas julgam que um anarquista é aquele que põe bombas, mas
anarquistas foram grandes espíritos como, por exemplo, Leon Tolstoi»
(1997). IMAG.282
07MAI-12JUN2011
- No Porto, Galeria Mundo Fantasma apresenta DiscoVoador
et Al, exposição de
ilustração e banda desenhada por Rui Duarte.
PARLATÓRiO
Não
é possível analisar os problemas da realidade portuguesa
contemporânea sem os inserir na trama da evolução do nosso país,
quer dizer, sem estudar as condições de formação do mundo em que
vivemos, a génese da nossa cultura, da nossa sociedade, da estrutura
político-económica de Portugal.
Vitorino
Magalhães Godinho
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