domingo, agosto 27, 2017

IMAGINÁRiO #358

José de Matos-Cruz | 08 Fevereiro 2012 | Edição Kafre | Ano IX – Semanal – Fundado em 2004

PRONTUÁRiO

RECORDAÇÕES
A partir dos anos ’80, do século passado, a produção fílmica sob chancela de Hollywood assumiu profundas mutações, marcadas pela evolução e a sobrevivência. Além dum olhar já estilizado pelo espectáculo virtual, entre o grande e o pequeno ecrãs, tal sucessão mediática processou-se numa expressão híbrida quanto a temas ou géneros, tendo em vista um agrado espontâneo por toda a gente. Em paralelo, diluiu-se o carácter das personagens e a carisma dos intérpretes. São pormenores que escapam ao público actual, propício ou preparado por uma uniformização dos meios audiovisuais - cinema, televisão, vídeo - interligados para uma exploração sucedânea e globalizadora. Mas as transformações tornam-se patentes, ao repreciarmos o fascínio dos clássicos... Em mais uma prodigiosa ressurreição, eis o que nos oferece Uma Mulher Para Dois / Design For Living (1933) de Ernest Lubitsch. O contraste de culturas e mentalidades, de afeições e vivências, de compromissos e opções, é estilizado na fábula de dois americanos em Paris, que uma mulher converte no sortilégio da Velha Europa sobre as correspondências do Novo Mundo. Sátira à moda antiga, ou fascínio do cinema clássico?...

MEMÓRiA

1924-07FEV1952 - Sebastião da Gama: «Pelo sonho é que vamos, / comovidos e mudos. / Chegamos? Não chegamos? / Haja ou não haja frutos, / pelo sonho é que vamos. //  Basta a fé no que temos, / Basta a esperança naquilo / que talvez não teremos.» (O Sonho).

11FEV1282 - Em Barcelona, formalizam-se os desposórios, por procuração, entre El-Rei D. Diniz I de Portugal e a Infanta D. Isabel, filha de El-Rei D. Pedro de Aragão; a boda foi celebrada em Trancoso, a 26JUN do mesmo ano. IMAG.305

ANUÁRiO

61 dC-112 dC - Caius Plinius Caecilius Secundus, aliás Plínio o Novo: Em sua companhia, «iremos ao Senado, onde, sem a preocupação com os factos, as leis, a eloquência, se julgam politicamente crimes de direito comum, onde os cônsules imperiais dissimulam, graças a privilégios republicanos, a realidade da sua servidão; à Basílica Júlia, repleta tanto de entusiastas sinceros quanto de rumores pagos; à sala de leituras, onde os gritos de alegria acabam num bocejo; ao Palácio das Vestais, onde Junia trata da doença sofrida por Fânia; e reencontraremos, sob o Pórtico, Espurina, muito incomodado pela comissão de Régulo; ao Templo da Concórdia, onde Cúrio, o filho mau, chora a fortuna e não a ternura da ausência materna» (Eugéne Alain). IMAG.308

1922-2006 - Victor Palla: Arquitecto e designer, Prémio Nacional de Fotografia em 1999 - «A originalidade e o carácter inédito do seu percurso documentam uma sensibilidade profundamente plástica que reinventa, reinterpreta e cruza sucessivamente os diferentes media, sem determinação hierárquica, numa experimental vontade de contaminação e consequência» (Lígia Afonso). IMAG.92-226

COROLÁRiO

RETRATOS

Artista plástico, investigador e professor universitário, Artur Ramos é autor de Retrato - O Desenho da Presença, obra editada por Campo da Comunicação, e distinguida com o Prémio José de Figueiredo 2011, atribuído pela Academia Nacional de Belas-Artes. Tendo prefácio de Adriana Veríssimo Serrão, e o apoio da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, da Fundação Para a Ciência e Tecnologia, da Câmara Municipal de Cascais e da Fundação D. Luís I, eis parâmetros e objectivos: «Dividimos as matérias que envolvem o desenho de retrato em três áreas de conhecimento. Na primeira incluímos a abordagem anatómica, os processos de mediação e síntese geométrica da cabeça, as teorias que abrangem as proporções da cabeça e por fim a expressão do rosto. Numa segunda área encontramos os diversos estudos fisionómicos e fisiognomónicos, as teorias sobre a harmonia dos traços do rosto e os ideais de Beleza aplicados no retrato não só como reflexo de teorias de arte não especificamente aplicáveis ao retrato, mas também como produto de um modo particular de registo gráfico. Por fim, e para estender o retrato além de um exercício de representação de modo a que se possa abarcar alguns dos seus sentidos mais gratificantes, falamos da natureza do olhar, da serenidade do retrato, da ética do desenhador enquanto retratista e da consciência que o retratar nos dá de nós, da nossa vida ou da nossa identidade.»

COMENTÁRiO

A inspirar Uma Mulher Para Dois (1933), esteve Design For Living, peça teatral de Noel Coward, que o prestigiado Ben Hecht adaptou à realização e produção de Ernest Lubitsch (1892-1947), para Paramount. Este homem e artista «tão forte que, quando Hollywood lhe pediu para lá trabalhar (1921), não só não perdeu o seu estilo berlinense como ainda converteu a indústria americana ao modo pessoal de expressão», como evocaria Jean Renoir, continua a deslumbrar-nos com um perturbante sortilégio.
Ernest Lubitsch mantém-se fiel à original intencionalidade irónica, transgressiva, sobre os desafios e opções que motivam ou se reflectem pelo convencional triângulo amoroso. Em causa, as aventuras e peripécias sentimentais de George e Tom, um actor e um dramaturgo ianques em Paris. Inevitavelmente, ambos se apaixonam pela bela e desinibida Gilda, que partilha uma afeição indecidida pelos dois. Assim, resolvem o imbróglio da maneira mais simples e natural - vivendo juntos...
Sob o signo da comédia de costumes insinuante, cúmplice, Uma Mulher Para Dois transfere tal enleio para a carisma dos protagonistas - uma irresistível Miriam Hopkins, entre os varonis ou cavalheirescos Fredric March e Gary Cooper. Para além das caprichosas situações, da carga vitalista, sobressai um diálogo calibrado pelos subentendidos e equívocos. O resto é o espírito subtil, envolvente, o toque sensual e inebriante de Ernest Lubitsch - um mestre do imaginário e da magia cénica.

VISTORiA

Ao imperador Tibério foi anunciado por uma embaixada de Olisiponenses, enviada para esse efeito, que tinha sido visto e ouvido numa certa gruta, tocando búzio, um Tritão sob a forma que é conhecida. E não são mentira as Nereides, com o corpo áspero coberto por escamas, mesmo na parte em que têm figura humana. Porque também na mesma costa litoral foi vista uma, cujo triste canto de agonia os habitantes ouviram de longe, e um governador da Gália sob o Divino Augusto escreveu-lhe que muitas destas Nereides apareceram mortas na costa.
Plínio o Novo
- Historia Naturalis

O Sol Já Se Escondeu...

O sol já se escondeu...
Precisamente quando,
feliz,
eu desatei a cantar.
(Só por feliz eu cantei).

Agora quero acabar,
que já me dói a garganta
mas vou ainda cantando,
temendo
dar por mim de novo triste
assim que esteja calado
(...Como se a minha Alegria
nascesse de eu ter cantado).
Sebastião da Gama
- Serra-Mãe 

BREVIÁRiO

Alambique edita em DVD, Uma Mulher Para Dois / Design For Living (1933) de Ernest Lubitsch; com Gary Cooper e Miriam Hopkins. IMAG.156-356

Editorial Presença lança Diário de Sebastião da Gama (1924-1952); coordenação de João Reis Ribeiro.

Esquilo edita Cristianismo Iniciático - O Que Nunca Leu Sobre o Cristianismo de António de Macedo. IMAG.12-24-63-96-109-120-135-158-167-180-197-224

Universal edita, sob chancela Deutsche Grammophon, Karol Szymanowski [1882-1937]: Concerto para Violino Nº 1, Sinfonia Nº 3 pelo violinista Christian Tetzlaff e por Wiener Philharmoniker, sob a direcção de Pierre Boulez. IMAG.343

Saída de Emergência edita O Homem do Castelo Alto de Philip K. Dick (1928-1982); tradução de David Soares. IMAG.136-186-207

Guimarães edita Antologia Poética de Jorge de Sena (1919-1978). IMAG.60-67-87-112-181-202-249-264-268-305-313-329-332

CALENDÁRiO

1918-26ABR2011 - Vitorino Magalhães Godinho: Historiador, professor universitário, autor de Ensaios e Estudos - Uma Maneira de Pensar (2009) - «Foi até ao fim um cidadão empenhado, preocupado com o lançamento das bases de uma sociedade democrática» (Guilherme d’Oliveira Martins). IMAG.207-244

28ABR2011 - Na Galeria Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, Artistas Unidos expõe Sim - Pintura e Desenho (2000-2011) de Sofia Areal. IMAG.94-333

28ABR2011 - No Cinema São Jorge, é inaugurada a Sala Manoel de Oliveira. IMAG. 2-11-23-41-42-60-68-72-74-83-134-158-164-165-170-175-178-190-199-201-203-205-206-208-214-221-222-224-225-237-241-242-244-248-256-277-283-285-287-295-335-347

28ABR2011 - ZON Lusomundo estreia O Estranho Caso de Angélica de Manoel de Oliveira; com Ricardo Trêpa e Pilar López de Ayala.

24JUN1911-30ABR2011 - Ernesto Sabato: Artista plástico, ensaísta e romancista argentino, autor de O Túnel (1948), distinguido com o Prémio Cervantes (1984) - «Sou um anarquista! Mas um anarquista no melhor sentido da palavra. As pessoas julgam que um anarquista é aquele que põe bombas, mas anarquistas foram grandes espíritos como, por exemplo, Leon Tolstoi» (1997). IMAG.282

07MAI-12JUN2011 - No Porto, Galeria Mundo Fantasma apresenta DiscoVoador et Al, exposição de ilustração e banda desenhada por Rui Duarte.

PARLATÓRiO

Não é possível analisar os problemas da realidade portuguesa contemporânea sem os inserir na trama da evolução do nosso país, quer dizer, sem estudar as condições de formação do mundo em que vivemos, a génese da nossa cultura, da nossa sociedade, da estrutura político-económica de Portugal.
Vitorino Magalhães Godinho
 

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